O russo Sergei Rachmaninov foi um dos grandes compositores de música para piano. Ele mesmo era considerado um extraordinário pianista. Com mãos enormes, dominava o piano e sabia construir sonoridades arrebatadoras. Rachmaninov gravou obras como sendo uma espécie de tributo aos grandes mestres do passado. É o que encontramos neste disco - obras que homenageiam Chopin, Corelli e Mendelssohn.
As "Variations On A Theme Of Chopin, Op 22" foi composta entre os anos de 1902 e 1903 e se baseia no Prelúdio em dó menor, Op. 28, do compositor polonês. É uma obra menos conhecida do grande público, mas de enorme valor artístico. Sobressaem-se o virtuosismo técnico, a complexidade harmônica e o lirismo romântico.
Por volta de 1931, ou seja, quase trinta anos depois, o compositor escreveu as famosas "Variations On A Theme Of Corelli, Op 42", já fora da Rússia. Com 20 variações e uma coda, essa obra reflete um Rachmaninov mais contido, quase clássico, mas ainda profundamente expressivo. Escrita em um momento de saudade e reflexão, é talvez sua obra para piano solo mais introspectiva, carregada de melancolia e sutileza.
Ainda surgem duas outras obras no disco as quais atestam as qualidades de Rach, um compositor cuja sensibilidade é inegável. Confirma-se isso nesse delicioso e introspectivo disco interpretado pelo excelente pianista Howard Shelley. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Sergei Rachmmaninov (1873-1943) -
01 Variations On A Theme Of Chopin, Op 22
02 Variations On A Theme Of Corelli, Op 42
03 Melodie In E Major, Op 3 No 3
04 Scherzo From Mendelssohn's 'A Midsummer Night'S Dream'
Howard Shelley, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário