segunda-feira, 21 de julho de 2025

Bernhard Henrik Crusell (1775-1838) - Clarinet Quartet No.1 in E flat major Op.2, Clarinet Quartet No.2 in C minor e Clarinet Quartet No.3 in D major

Confesso que eu ainda não conhecia o compositor Bernhard Henrik Crusell. Em meio ao panteão dos grandes nomes da música dos séculos XVIII e XIX, o nome de Crusell ficou periferizado. Vale mencionar que o compositor foi contemporâneo de Beethoven, Haydn, Schubert, Mendelssohn, entre outros nomes do classicismo e do romantismo. 

Nascido em 1775 na Finlândia, mas radicado na Suécia durante a maior parte da vida, Crusell foi não apenas compositor, mas também um dos mais virtuosos clarinetistas de sua época. Essa dupla identidade - de intérprete e criador - é perceptível em cada compasso de seus Quartetos para Clarinete e Cordas, compostos entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do XIX.

Neste disco, encontramos três dos seus quartetos para clarinete. O Quarteto No. 1 é do ano de 1803 e revela a influência de Mozart. Possui uma elegância clássica e um lirismo que antecipa em muito o romantismo. Já o No. 2 é mais sombrio e evidencia um mergulho do compositor em nuances mais dramáticas e contrastes mais intensos entre o clarinete e o trio de cordas. O No. 3 retoma uma atmosfera mais luminosa, com uma ampla sofisticação harmônica. De muito bom gosto essas obras.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Bernhard Henrik Crusell (1775-1838) - 

01 - Clarinet Quartet No.1 in E flat major Op.2 - I. Poco adagio - Allegro
02 - II. Romanza (Cantabile)
03 - III. Menuetto (Allegro) - Trio
04 - IV. Rondo (Allegro vivace)
05 - Clarinet Quartet No.2 in C minor - I. allegro molto agitato
06 - II. Menuetto - Trio
07 - III. Pastorale (Un poco allegretto)
08 - IV. Rondo (Allegreto)
09 - Clarinet Quartet No.3 in D major - I. Allegro non tanto
10 - II. Un poco largo
11 - III. Menuetto (Allegro) - Trio
12 - IV. Finale (Allegro)

The Allegri String Quartet 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: