Brahms é o um compositor da interioridade humana. Ao dizer isso não quero parecer banal. Poucos compositores na história da música foram tão humanos quanto Brahms. É o que vemos por aqui, pois o Quinteto em Fá maior, Op. 88, composto em 1882, e o Quinteto em Sol maior, Op. 111, de 1890, revelam não apenas a maturidade técnica de um compositor no auge de sua arte, mas também um profundo olhar introspectivo sobre o papel da música como expressão da interioridade humana.
O Quinteto No. 1 era frequentemente descrito pelo compositor como uma de suas obras favoritas. Ela apresenta uma rara combinação de leveza pastoral e uma estrutura arrojada. Nota-se uma tensão subjacente, uma hesitação melancólica, que confere complexidade ao que poderia ser simplesmente agradável.
Já o Quintento No. 2 é muitas vezes associado à ideia de despedida. Brahms chegou a considerar que esta seria sua última obra – intenção que, embora não mantida, impregna a música de uma intensidade dramática e emocional particular. Se o Op. 88 sugere o sossego de uma manhã clara, o Op. 111 é o crepúsculo carregado de significados. Não há nostalgia óbvia, mas uma aceitação resoluta do tempo que passa – como quem, ao invés de lamentar, se ergue para uma última dança.
As duas obras dialogam com espírito daquele que ouve e verbaliza questões universais: o conforto da ordem e o medo da dissolução; a estabilidade entre o controle e a emoção; as certezas da vida ante o inesperado e aquilo que foge ao controle. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Johannes Brahms (1833-1897) -
String Quintet No. 1 in F Major, Op. 88
01. I. Allegro non troppo ma con brio
02. II. Grave ed appassionato - Allegretto vivace - Presto
03. III. Allegro energico: Presto
String Quintet No. 2 in G Major, Op. 111
04. I. Allegro non troppo, ma con brio
05. II. Adagio
06. III. Un poco allegretto
07. IV. Vivace ma non troppo presto
Ludwig Quartet
Bruno Pasquier
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário