Voltemos a Nikolay Myaskovsky para mais uma audição. Poucos compositores retrataram com tanta clareza os dilemas espirituais, estéticos e políticos do século XX como ele. Dono de uma voz sinfônica introspectiva e profundamente humana, Myaskovsky compôs 27 sinfonias, acompanhando musicalmente o colapso do Império Russo, as convulsões da Revolução e o peso da era soviética. Neste disco, são encontradas três monumentais obras.
A primeira delas é a Sinfonia No. 2, escrita entre os anos de 1911 e 1912. Observa-se a influência poderosa de Mahler e Scriabin. Um romantismo melancólico e quase sombrio aponta para a linguagem inescapável de Myaskovsky - o impulso trágico e a busca por uma evolação transcendente. Já a Décima Terceira foi escrita em 1933. Trata-se de um trabalho escrito vinte anos após a Segunda. Myaskovsky já não era o jovem inquieto, mas o “decano da música soviética”, respeitado - e vigiado - pelas autoridades. A Décima Terceira possui apenas dois movimentos e foge ao entusiasmo. Não há heroísmo grandiloquente. É uma obra de introspecção madura, onde os conflitos não são mais gritos, mas murmúrios. Pode-se ouvir nela a voz de alguém que aprendeu a sobreviver dizendo o mínimo — e ainda assim sendo sincero.
E a terceira obra o disco é a "Rapsódia Eslava", uma obra na qual podemos observar um Myaskovsky maduro. A rapsódia é colorida, fluente, com momentos de exuberância orquestral que evocam danças e canções ancestrais, mas sempre atravessadas por uma leve melancolia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Nikolay Myaskovsky (1881-1950) -
(01) [Svetlanov - Russia SSO] Symphony No. 2(1910) in cis-moll, op.11- Allegro
(02) [Svetlanov - Russia SSO] Symphony No. 2(1910) in cis-moll, op.11- Molto sostenuto. Allegro con fuoco
(03) [Svetlanov - Russia SSO] Symphony No. 13(1933) in b-moll, op.36- Andante Moderato
(04) [Svetlanov - Russia SSO] Slav rhapsody (1947) in d-moll, op.71- Adagio
The Russian State Symphony Orchestra
Yevgeny Svetlanov, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário