sexta-feira, 18 de julho de 2025

Nikolay Myaskovsky (1881-1950) - Sinfonietta in B minor for string orchestra, Sinfonietta no. 2 in A minor for string orchestra e Lyric Concertino in G major for small orchestra in three movements

Vamos ao penúltimo disco deste material bastante revelador e grandioso. No presente disco, surgem três obras orquestrais do compositor russo. Essas obras se destacam pela delicadeza, pelo refinamento e pela inventividade.  A Sinfonietta em Si menor foi concebida em 1945. A obra equilibra introspecção e drama com um primeiro movimento marcado por tensão contida e lirismo sombrio, seguido por um andamento central de caráter dançante, quase pastoril, e um final onde a esperança se insinua, sem romper com a sobriedade geral da peça.

A Segunda Sinfonietta foi gravada em 1948. É uma das última obras do compositor. Nesse período, ele despertou os olhares de desconfiança do regime. A obra possui clareza e intensidade; é uma obra que possui um estilo mais condensado e direto. Já o Concertino foi escrito em 1934 e apresenta uma faceta mais leve e graciosa do compositor. O primeiro movimento é lírico e expansivo, o segundo apresenta um encanto quase íntimo, e o terceiro traz um brilho rítmico que remete à música de câmara com alma sinfônica. As três obras apresentam um Myaskovsky menos monumental, mas não menos profundo como lhe era de praxe. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Nikolay Myaskovsky (1881-1950) - 

(01) Opus 32-2 Sinfonietta in B minor for string orchestra-Allegro pesante e serioso
(02) Theme avec variations
(03) Presto
(04) Opus  68 Sinfonietta no. 2 in A minor for string orchestra Allegro molto-Largo pesante
(05) Andantino graciozo
(06) Andante elevato
(07) Allegro con fuoco
(08) Opus  32-3 Lyric Concertino in G major for small orchestra in three movements Allegretto
(09) Andante monotono
(10) Allegro giocoso

The Russian State Symphony Orchestra
Yevgeny Svetlanov, regente   

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: