segunda-feira, 14 de julho de 2025

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 9 in D minor, WAB 109

Sou suspeito para falar de Bruckner. Confesso minha paixão pelos seus trabalhos sinfônicos - principalmente, a partir da Terceira Sinfonia. Nesta maravilhosa gravação sob a regência de Ricardo Muti, encontramos a emblemática Nona Sinfonia. Quando o compositor começou a escrever a sua Nona - repleto de receios, já que era um homem supersticioso -, era o ano de 1891 (importante observar que ele morreria cinco anos depois), Bruckner era um homem idoso e reconhecido. A sua luta de uma vida inteira pelo reconhecimento público, finalmente veio com a Sétima Sinfonia. Ele havia se tornado um senhor venerável e respeitável; um professor admirado pelos alunos. Um homem de hábitos frugais e simples. 

A existência de Bruckner foi voltada para o Deus cristão. Ele era um homem absolutamente temente a Deus. A dedicatória gravada na partitura atesta isso: "Ao bom Deus". Deus, de fato, fora generoso para com ele. Bruckner elevou ao máximo a compreensão daquilo que é uma sinfonia. Elas são verdadeiros tratados. São expressões profundas de adoração. Falam sobre o sublime; escancaram o infinito. Em Bruckner, a eternidade se aproxima dos homens. Bruckner é um "Bach" sinfônico. 

A Nona ficou inacabada, mesmo o compositor tendo ficado cinco anos debruçado sobre ela. Herdamos apenas três movimentos. Após o belo e fulminante "Adagio" não temos o "Finale". Restou apenas o silêncio. O silêncio torna-se uma força evocativa, poética, transcendente; o silêncio é a voz da própria eternidade. Nada mais simbólico do que isso. 

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Anton Bruckner (1824-1896) - 

Symphony No. 9 in D minor, WAB 109
01. I. Feierlich, misterioso (26:29)
02. II. Scherzo. Bewegt, lebhaft (10:52)
03. III. Adagio. Langsam, feierlich (24:59)

Chicago Symphony Orchestra
Riccardo Muti, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: