Jan Dismas Zelenka foi um compositor tcheco bastante importante. Contemporâneo de Bach e Telemann, Zelenka atuou na corte católica de Dresden, onde compôs obras de grande beleza e profundidade religiosa e espiritual. Importante comentar algumas questões sobre as três maiores obras encontradas neste disco. A primeira é a "Dixit Dominus", composta no ano de 1725. O texto dessa obra é associado à coroação e à majestade divina.
Outra obra é a "Litaniae Lauretanae", uma das últimas escritas pelo compositor. Ela é do ano de 1744. Trata-se de uma obra cuja finalidade é a invocação da Virgem Maria como intercessora em tempos de doença, o que pode sugerir as preocupações religiosas e sociais da época.
É, por último, temos o bonito "Magnificat in D", do ano de 1725. É uma obra vibrante, baseada no cântico/oração de Maria (Lucas 1.46-55). A obra apresenta vigorosos coros e ornamentação vocal exigente, especialmente nos movimentos para solistas.
Zelenka foi um nome ofuscado pelos grandes nomes do barroco - Bach, Vivaldi, Telemann, Albinoni, Corelli etc. Mas, hoje, reconhece-se sua importância e originalidade. Seu trabalho reflete tanto a tradição da música sacra católica quanto uma linguagem pessoal ousada e intensa, com momentos de grande introspecção espiritual e exuberância musical. Não deixe de ouvir. Esse bonito disco.
Jan Dismas Zelenka (1679-1745) -
01-Dixit Dominus - Dixit Dominus
02-Dixit Dominus - Sicut erat
03-Dixit Dominus - Amen
04-Sub tuum praesiduum g-moll
05-Benedictus sit Deus Pater D-Dur
06-Ave Regina Coelorum g-moll
07-Litaniae Lauretanae - Kyrie eleison
08-Litaniae Lauretanae - Pater de coelis
09-Litaniae Lauretanae - Sancta Maria
10-Litaniae Lauretanae - Agnus Dei 1, 2
11-Litaniae Lauretanae - Agnus Dei 3
12-Magnificat in D - Anima mea Dominum
13-Magnificat in D - Suscepit Israel
14-Magnificat in D - Amen
Capella Piccola
Thomas Reuber, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!