Esse disco possui uma sonoridade bastante peculiar. Trata-se da música de dois compositores armênios bastante importantes. Particularmente, eu ainda não conhecia a música de Karen Khachaturian, que era sobrinho do tio famoso - Aram Khachaturian. Este último foi um dos mais importantes compositores armênios do século XX. Destacou-se por sua habilidade de fundir o folclore caucasiano com a grandiosidade orquestral do romantismo russo. Sua obra mais conhecida, o balé Spartacus, tornou-se símbolo do virtuosismo musical soviético, assim como a vibrante Dança do Sabre, do balé Gayaneh, que ultrapassou fronteiras e se popularizou mundialmente.
Karen Khachaturian, por sua vez, nasceu em Moscou. Foi aluno de Shostakovich e Myaskovsky, dois gigantes da música russa, o que se reflete em sua linguagem musical sofisticada e densa. Karen destacou-se por seu quarteto de cordas, sua sonata para violino e piano - dedicada a David Oistrakh - e sua música incidental para teatro e cinema. Apesar de não ter alcançado a fama internacional de seu tio, sua produção é respeitada por músicos e estudiosos por sua integridade estilística e domínio técnico.
Neste disco, encontramos algumas dos dois artistas. De Karem, encontramos sua famosa Sonata para violino, dedicada a David Oistrakh; de Aram, encontramos algumas aberturas e obras menores. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
01. Violin Sonata in G Minor, Op. 1: I. Allegro
02. Violin Sonata in G Minor, Op. 1: II. Andante
03. Violin Sonata in G Minor, Op. 1: III. Presto
04. Sabre Dance from Gayane Ballet
05. Dance
06. Lullaby from Gayane Ballet
07. Ayesha's Dance from Gayane Ballet
08. Song-Poem
09. Adagio from Spartacus Ballet
10. Andante sostenuto
Rubem Kosemyan, violino
Natalya Mnatsakanyan, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário