sábado, 23 de agosto de 2025

Ralph Vaughan Williams (1872-1958) - The Lark Ascending e Sir John Tavener (1944-2013) - Song for Athene, Dhyana, Lalishri e Lalishri Cycle 1 - 4

“The Lark Ascending” é uma obra cuja poética fascina. Em português, significa “A cotovia ascendente”. Composta para violino e orquestra, a obra extrapola a mera convenção de melodia poética. Ela desenha um quadro sonoro que evoca a noção de liberdade, bela da natureza e vastidão dos campos ingleses. É algo para se sentir e imaginar.

Lançada em 1920, a obra é baseada em um poema de 122 linhas de George Meredith, poeta inglês da época vitoriana. No entanto, não se trata de uma simples tradução musical do texto. Vaughan Williams se inspira na imagem da cotovia, um pássaro conhecido por seu canto melodioso enquanto sobe em círculos no céu, e a transforma em uma experiência auditiva etérea. A peça começa com o violino solo, que representa a ave, em um voo tímido e delicado. A partir daí, a melodia se desenrola em uma série de arpejos e trinados que parecem imitar o bater das asas, a ascensão do pássaro e a beleza infinita do céu. 

O outro compositor do disco é o conterrâneo de Vaughan Williams, o minimalista inglês John Tavener. Importante não confundi com John Taverner, que também era inglês e viveu no final da Idade Média e foi uma referência para a polifonia inglesa. Tavener ficou conhecido por sua música ter sido tocada no funeral da princesa Diana, em 1997. 

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

 

01. Ralph Vaughan Williams - The Lark Ascending
02. Sir John Tavener - Song for Athene
03. Sir John Tavener - Dhyana
04. Sir John Tavener - Lalishri
05. Sir John Tavener - Lalishri Cycle 1
06. Sir John Tavener - Lalishri Cycle 2
07. Sir John Tavener - Lalishri Cycle 3
08. Sir John Tavener - Lalishri Cycle 4

London Philharmonic Orchestra
Andrew Litton, regente
Nicola Benedetti, violino

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: