Extraído do encarte desse disco sensacional:
"Nos primeiros anos das gravações de jazz, era comum que as mesmas músicas aparecessem com diferentes títulos e atribuições. Foi exatamente o que aconteceu com essas seis faixas (ou sete, se contarmos as duas tentativas de Think of One), lançadas sob nomes como We See, The Golden Monk e simplesmente Monk. Em todos os casos, os músicos foram creditados como The Thelonious Monk Quintet.
Aqui, ouvimos Monk acompanhado por dois grupos distintos, em sua segunda e terceira gravações como líder para o selo Prestige. Em ordem cronológica, “Let’s Call This” e as duas versões de “Think of One” foram registradas em 13 de novembro de 1953, com Monk ao piano, Sonny Rollins no sax tenor, Julius Watkins na trompa, Percy Heath no baixo e Willie Jones na bateria. As outras quatro faixas vieram de uma sessão em torno de 11 de maio de 1954, com Frank Foster (sax tenor), Ray Copeland (trompete), Curly Russell (baixo) e Art Blakey (bateria).
Quem conhece o trabalho de Monk e Rollins naquela época sabe que “Think of One” nunca chegou a se encaixar plenamente, embora Rollins e Watkins ofereçam interpretações acima da média. O fato de terem gravado duas versões sugere que a banda não ficou totalmente satisfeita — mas isso não significa que devam ser ignoradas. Monk mantém a energia e está claramente em sintonia com o grupo, especialmente com Rollins, com quem compartilha um instinto rítmico afiado.
A sessão seguinte apresenta resultados mais consistentes do início ao fim. Monk e companhia mostram versatilidade ao transitar entre a delicadeza quase etérea de “Smoke Gets in Your Eyes” e o bop vigoroso de “Locomotion” e “Hackensack”."
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
01. We See
02. Smoke Gets In Your Eyes
03. Locomotive
04. Hackensack
05. Let's Call This
06. Think Of One (Take 2)
07. Think Of One (Take 1)
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário