Disco com duas gravações de fôlego. A Sinfonia No. 8, de Dvorak, é um dos trabalhos de que mais gosto do compositor. Escrita em 1889, a Oitava do compositor tcheco é considerada por muitos como o seu trabalho sinfônico mais luminoso. O compositor tcheco, então no auge da maturidade criativa, afastou-se da densidade dramática típica de outros românticos para construir uma partitura vibrante, repleta de melodias líricas, cores orquestrais exuberantes e um sentido quase narrativo de paisagem. A música revela o folclore boêmio, alternando momentos de serenidade pastoral com explosões de energia, como se retratasse o ciclo da vida no campo.
Já a Sinfonia No. 1, de Brahms, é um dos trabalhos sinfônicos mais espetaculares da história. Ela é cheia de qualidades. Concluída em 1876 após quase vinte anos de hesitação e revisão, carrega outro tipo de tensão: a da busca por estar à altura do legado de Beethoven. Apelidada por Hans von Bülow de “a Décima de Beethoven”, a obra se abre com uma introdução lenta e dramática, cujos acordes pesados prenunciam a densidade emocional que se seguirá. Essa obra demonstrava que o legado de Beethoven continuava vivo, em movimento, e que Brahms era um dos seus mais ardorosos discípulos.
Não deixe de ouvir essas gravações acontecidas na década de sessenta do século XX. Uma boa apreciação!
01 - Symphony No. 8 in G major, Op. 88, B. 163_I. Allegro con brio
02 - Symphony No. 8 in G major, Op. 88, B. 163_II. Adagio
03 - Symphony No. 8 in G major, Op. 88, B. 163_III. Allegretto grazioso - Molto vivace
04 - Symphony No. 8 in G major, Op. 88, B. 163_IV. Allegro ma non troppo
05 - Symphony No. 1 in C minor, Op. 68_I. Un poco sostenuto - Allegro06 - Symphony No. 1 in C minor, Op. 68_II. Andante sostenuto
07 - Symphony No. 1 in C minor, Op. 68_III. Un poco allegretto e grazioso
08 - Symphony No. 1 in C minor, Op. 68_IV. Adagio - Piu andante - Allegro non troppo ma con brio - Piu allegro
Czech Philharmonic Orchestra
Swiss Festival Orchestra
George Szell, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário