terça-feira, 9 de setembro de 2025

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Serenade No. 13 in G major, K525 'Eine kleine Nachtmusik' e Serenade No. 9 in D major, K320 'Posthorn'

 “Ei, eu conheço essa música!” – é o que qualquer um diria ao ouvir essas notas. Mas na verdade elas ainda não eram famosas na época em que Salieri viveu: a obra só foi publicada em 1827, dois anos após a morte de Salieri. E é bem capaz que a obra nunca tenha sido tocada durante a vida de Mozart…

No século XVIII, as serenatas eram compostas para servir de “fundo musical” para algum evento ao ar livre, como bem nos explicou meu colega Frederico Toscano no seu post sobre Cassações, Serenatas e Divertimentos. Os organizadores do evento encomendavam uma música, e o compositor escrevia lá qualquer coisinha, nada muito sério porque ninguém iria prestar muita atenção mesmo. A grande maioria das 13 serenatas de Mozart foi escrita assim, sob encomenda, mas da Serenata nº13 em Sol Maior K.525 pouco se sabe, pois não há dedicatória no manuscrito nem registros de algum evento da época em suas cartas. Em agosto de 1787 Mozart estava escrevendo o segundo ato de Don Giovanni, e deve ter interrompido o trabalho para arrecadar uma graninha extra com a serenata.

Texto completo aqui.  

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

Serenade No. 13 in G major, K525 'Eine kleine Nachtmusik'
01. I. Allegro
02. II. Romance: Andante
03. III. Menuetto: Allegretto
04. IV. Rondo: Allegro

Serenade No. 9 in D major, K320 'Posthorn'
05. I. Adagio maestoso - Allegro con spirito
06. II. Menuetto: Allegretto
07. III. Concertante: Andante grazioso
08. IV. Rondeau: Allegro ma non troppo
09. V. Andantino
10. VI. Menuetto. Trio I. Trio II
11. VII. Finale: Presto

Prague Chamber Orchestra
Charles Mackerras, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: