segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 8, Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67 e 7 Verses, Op. 127

Dmitri Shostakovich é um dos meus compositores favoritos. Posso ouvi-lo por horas a fio sem reclamos. Existe um quê de tensão, de melancolia e pessimismo desolado em suas obras, algo que verdadeiramente me atrai. Em suas sinfonias, a força, a ironia burlesca e desconfiança surgem como insinuações críticas que podem ser percebidas em camadas mais fundas. Shostakovich viveu em um momento político muito sensível do século XX. O poder onipresente do estado soviético era um entrave à sua liberdade criativa e ele não pôde ignorar, sensível como era, essa força esmagadora.

Acredito que a carga emocional mais profunda acerca de suas impressões pode ser sentida em sua obra camerística. Elas espreitam o escuro, a face lívida da desesperança; são afirmações incontestáveis de como o compositor enxergava a vida e a história. O Trio Nº 1, por exemplo, é uma obra de juventude. Foi escrito em 1923, quando o compositor tinha apenas 17 anos de idade. Assim como a Sinfonia Nº 1, é um trabalho acadêmico. Foi dedicado a Tatyana Glivenko, seu primeiro grande amor. A obra impressiona pelo frescor melódico e pelo virtuosismo pianístico, revelando já um traço que marcaria sua carreira: a ironia embutida em passagens de aparente leveza.

O Trio Nº 2 é do ano de 1944, escrito nos momentos cruciais e devastadores da Segunda Guerra Mundial. Foi escrito em homenagem ao amigo Ivan Sollertinsky, crítico e defensor apaixonado da sua obra. O célebre movimento final — uma dança macabra com ecos de música judaica — tornou-se símbolo do lamento coletivo diante do Holocausto. A alternância entre lirismo devastador e sarcasmo feroz traduz não apenas a dor pessoal do compositor, mas também um comentário social cifrado sobre os horrores do tempo.

E a terceira obra do disco são os impressionantes 7 versos de Aleksandr Blok, Op. 127, escrito em 1967. Com soprano, violino, violoncelo e piano, a obra mergulha no universo simbolista do poeta russo Aleksandr Blok. A escrita é intimista, quase ascética, marcada por uma economia de meios que confere ainda mais força à sua atmosfera de mistério e resignação. É uma obra desolada, escrita em um momento de maturidade do compositor. Parece ser a reflexão de uma vida.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01 - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 8
02 - Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67_ I. Andante - Moderato
03 - Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67_ II. Allegro con brio
04 - Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67_ III. Largo
05 - Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67_ IV. Allegretto
06 - 7 Verses, Op. 127_ No. 1, Song of Ophelia
07 - 7 Verses, Op. 127_ No. 2, Gamayun, the Bird of Prophecy
08 - 7 Verses, Op. 127_ No. 3, We Were Together
09 - 7 Verses, Op. 127_ No. 4, Gloom Enwraps the Sleeping City
10 - 7 Verses, Op. 127_ No. 5, The Storm
11 - 7 Verses, Op. 127_ No. 6, Secret Signs
12 - 7 Verses, Op. 127_ No. 7, Music

Münchner Klaviertrio
Alla Ablaberdyeva, soprano 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: