O aguardado terceiro álbum de estúdio de Kuniko traz obras de Iannis Xenakis, compositor que exerceu enorme influência no mundo da música — em especial no repertório para percussão.
Repletas de desafios, das influências matemáticas pioneiras à notação incomum e às exigências de virtuosismo, muitas das composições de Xenakis são consideradas quase “impossíveis de tocar”. Mas a técnica e a sensibilidade únicas de Kuniko permitem que ela dê vida plena à visão do compositor. Pléïades mergulha em uma rica variedade de sons e texturas percussivas: marimba, vibrafone, xilofone, xilo-marimba e tambores criam um universo sonoro de complexidade rítmica e cores vibrantes. De forma singular, a obra também exige o uso do SIXXEN, instrumento projetado por Xenakis e adaptado por Kuniko, que selecionou manualmente 120 barras metálicas para alcançar o timbre ideal.
Desde o início de sua carreira como solista de percussão, Kuniko interpreta Rebonds, uma das peças mais conhecidas de Xenakis. Após assistir a uma de suas apresentações, o renomado percussionista Sylvio Gualda elogiou sua “maravilhosa” interpretação. Em 2015, a NPR Music incluiu Rebonds B entre suas “canções favoritas do ano”, destacando como “a percussionista japonesa Kuniko Kato saboreia o groove hipnótico da estética intensamente singular do compositor grego”. A gravação também foi indicada nas categorias “Música Contemporânea” e “Gravação” do Record Academy Awards, no Japão.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Iannis Xenakis (1922-2001) -
01. Pleiades: I. Melanges (Mixtures) (08:52)
02. Pleiades: II. Metaux (Metals) (13:56)
03. Pleiades: III. Claviers (Keyboards) (10:31)
04. Pleiades: IV. Peaux (Skins) (11:29)
05. Rebonds A. (08:07)
06. Rebonds B. (06:21)
Kuniko Kato, percussão
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário