terça-feira, 2 de setembro de 2025

Richard Strauss (1864-1949) - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209

Eu, particularmente, tenho uma grande e profunda admiração pela obra orquestral do compositor alemão Richard Strauss. Seus poemas sinfônicos são tratados expressivos, poesia sonora em forma de força, de ímpeto romântico. Herdeiro de Wagner, Strauss escreveu obras sobre heróis, personagens da literatura, da filosofia; descreveu paisagens, como na notável "Sinfonia Alpina". 

Na obra presente nesta postagem, Strauss se retira do grandioso, do fáustico e se integra à rotina de um cenário doméstico, no caso, a sua própria casa. O compositor procura retratar a arte de conviver em família, no espaço imaculado do próprio lar. Ele procura desenhar como é essa convivência - as alegrias, as conversas bem humoradas; os agastamentos inexoráveis e até mesmo as brincadeiras infantis. O extraordinário é que o compositor utiliza os recursos de uma grande orquestra para realizar essa crônica em forma de descrição sonora. 

A obra estreou em 1904. Houve quem achasse banal esse tipo de criação, como se fosse algo menor;  pois, segundo os críticos, poderia reduzir o gênero poema sinfônico. Todavia, houve quem enxergasse o engenho do compositor, pois ele transformou o cotidiano, a rotina doméstica em arte, sacralizando os elementos constituintes da vida privada. 

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Richard Strauss (1864-1949) - 

01 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ I. Thema I
02 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ II. Thema II
03 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ III. Thema III
04 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ IV. Scherzo
05 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ V. Wiegenlied
06 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ VI. Adagio
07 - Sinfonia Domestica, Op. 53, TrV 209_ VII. Finale

Münchner Philharmoniker

Zubin Mehta, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário: