Não se sabe a data exata da composição da Paixão segundo Mateus, mas tudo leva a crer que Bach a escreveu no início de 1727 para as celebrações da Sexta-feira santa daquele ano, que caiu num dia 11 de abril, na Igreja de São Tomás, a Thomaskirche, em Leipzig, cidade na qual ele desempenhava a função de Kantor (algo como um secretário municipal da música). Ele voltaria à partitura em 1736 promovendo pequenas revisões, acrescendo o órgão ao baixo-contínuo, para nova apresentação. Depois disso, silêncio. Por um século, essa obra genial estaria encoberta pelo silêncio.
A obra usa os capítulos 26 e 27 do Evangelho de Mateus, entremeados a corais e árias com libreto organizado pelo poeta Christian Friedrich Henrici, mais conhecido como Picander. Por isso, depois do Coral de abertura, o tenor que conduz a ação como o Evangelista já começa seu recitativo dizendo "Da Jesus diese Rede vollendet hatte..." (Quando Jesus terminou estas palavras...), porque a Paixão de Bach pega, literalmente, o bonde andando: é provável que a Paixão fosse apresentada à congregação de fiéis na sequência das leituras da bíblia luterana, daí um início tão abrupto, Jesus terminando de dizer palavras que no texto cantado não apareceram.
Cada recitativo do Evangelista Mateus é acompanhado do baixo-contínuo, como a tradição exige. Poderá ser somente o cravo, ou o órgão. Mas cada vez que Jesus fala — e temos esse contraste logo no segundo recitativo da obra — a sua voz é acompanhada de um "halo musical" das cordas, ou seja, sua voz é protegida por essa moldura especial. Num dos momentos cruciais da Paixão, e essa será sua última fala/recitativo, esse "halo" desaparece e a voz de Jesus é acompanhada "a seco", com o baixo-contínuo comum: é no momento em que ele pergunta, na única frase que não é dita em alemão: "Eli, Eli, lama asabthani?"; que logo o Evangelista nos traduz (para o alemão, claro): "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?".
Esses recitativos de Mateus vão costurando a narrativa, contando a história, e a cada momento se soma uma ária ou coral. Há muito de linguagem cifrada na partitura, coisas que só os músicos vêem. Por exemplo, quando a palavra cálice é cantada, Bach sempre dispõe as notas da melodia de maneira que se desenhe na pauta um cálice inclinado. E há também mimetismos sutis: quando a soprano canta em "Blute nur, du liebes Herz!" (Sangra, querido coração) a ação da serpente (Schlange) na ária que fala da traição de Judas, a música da frase "sepenteia" a palavra. Ou em "Buß und Reu" (Contrição e arrependimento) o tocar staccato das flautas sugerem os pingos das lágrimas que o texto explicita.
Texto completo aqui
Johann Sebastian Bach (1685-1750) -
DISCO 01
01 Part I: Double Chor & Boy's Chor - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
02 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
03 Part I: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
04 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
05 Part I: Double Chor - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
06 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
07 Part I: Chor I - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
08 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
09 Part I: Alto Recit. - Brigit Finnilae
10 Part I: Alto Aria - Brigit Finnilae
11 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
12 Part I: Soprano Aria - Elly Amling
13 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
14 Part I: Chorus I - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
15 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
16 Part I: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
17 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel/Leslie Fyson
18 Part I: Soprano Recit. - Elly Amling
19 Part I: Soprano Aria - Elly Amling
20 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
21 Part I: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
22 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel/Nielson Taylor
23 Part I: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
24 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
25 Part I: Tenor Recit. and Chorale - Ernst Haeflinger
26 Part I: Tenor Aria and Chor II - Ernst Haeflinger
27 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
28 Part I: Bass Recit. - Benjamin Luxon
29 Part I: Bass Aria - Benjamin Luxon
30 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
31 Part I: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
32 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel/Leslie Fyson
33 Part I: Alto & Soprano Duet and Chorus II - Brigit Finnilae/Elly Ameling
DISCO 02
01 Part I: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
02 Part I: Double Chorus - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
03 Part II: Alto Aria and Chorus II - Brigit Finnilae
04 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
05 Part II: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
06 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/John Noble/Shirley Mintey
07 Part II: Tenor Recit. - Ernst Haeflinger
08 Part II: Tenor Aria - Ernst Haeflinger
09 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/John Noble/Barry McDaniel
10 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
11 Part II: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
12 Part II: Dramatic Recit. - Ernat Haeflinger/Neilson Taylor/Patricia Clark
13 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Neilson Taylor
14 Part II: Alto Aria - Brigit Finnilae
15 Part II: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
16 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Leslie Fryson
17 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/John Noble/Leslie Fyson
18 Part II: Bass Aria - Benjamin Luxon
19 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haaeflinger/Benjamin Luxon/Barry McDaniel
20 Part II: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
21 Part II: Dramatic Recit. - Ernst Haaeflinger/Benjamin Luxon/Julie Kennard
22 Part II: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
DISCO 03
01 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haaeflinger/Benjamin Luxon
02 Part III: Soprano Recit. - Elly Amling
03 Part III: Soprano Aria - Elly Amling
04 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haaeflinger/Benjamin Luxon
05 Part III: Alto Recit. - Brigit Finnilae
06 Part III: Alto Aria - Brigit Finnilae
07 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
08 Part III: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
09 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
10 Part III: Bass Recit. - Benjamin Luxon
11 Part III: Bass Aria - Benjamin Luxon
12 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
13 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
14 Part III: Alto Recit - Brigit Finnilae
15 Part III: Alto Aria and Chorus II - Brigit Finnilae
16 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Barry McDaniel
17 Part III: Chorale - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
18 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger
19 Part III: Bass Recit. - Benjamin Luxon
20 Part III: Bass Aria - Benjamin Luxon
21 Part III: Dramatic Recit. - Ernst Haeflinger/Benjamin Luxon
22 Part III: Quartet and Chorus II - Benjamin Luxon/Ernst Haeflinger/Brigit Finnilae/Elly Amling
23 Part III: Double Chorus - Ambrosian SIngers/Desborough School Boys Choir
English Chamber Orchestra
Ambrosian Singers
Desborough School Boys' Choir
Johannes Somary, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário