terça-feira, 16 de novembro de 2010

Maurice Ravel (1875-1937) - Daphnis Et Chloe (complete)

Um baita CD com a música labiríntica de Ravel. A seguir dados da Wikipédia:

Daphnis et Chloé é um balé, em um ato, com música de Maurice Ravel e baseado em um romance pastoral do século II. Em 1909 foi encomendado a Ravel por Sergei Diaguilev para os seus "Ballets Russes". Com coreografia de Mikhail Fokine, levou três anos para ser criado. É definida por Ravel como uma "Sinfonia Coreográfica". É uma obra da corrente musical impressionista.
Índice

A criação

Durante a primeira temporada dos Ballets Russes em Paris, no ano de 1909, o seu diretor, Sergei Diaguilev, tomou conhecimento de algumas músicas de Maurice Ravel. Impressionado com o seu talento, encomendou a partitura de um balé, "Daphnis et Chloé", baseado em um romance pastoral do poeta grego Longus, que viveu no século II. Recomendou a Ravel que trabalhasse junto a Mikhail Fokine que seria o responsável pela coreografia do bailado. Ravel com seu estilo de trabalho meticuloso e bem cuidado, levou três anos para concluir a obra. Durante este tempo, algumas desavenças entre ele e Fokine aconteceram, principalmente no que dizia respeito ao cenário. Porém, conseguiram entrar em um acordo e os ensaios iniciaram. Nos ensaios também aconteceram alguns problemas, já que a partitura foi considerada difícil de ser dançada pelo corpo de baile.

A estréia

A estréia se deu em Paris, no Théâtre du Châtelet, no dia 8 de junho de 1912, com Nijinsky e Karsavina nos papéis principais (Daphnis e Chloé, respectivamente). O Regente foi Pierre Monteux. O cenografia e os costumes ficaram a cargo de Léon Baskt. A corografia era de Mikhail Fokine.

A sinopse do balé

A primeira cena é passada em um bosque sagrado, dedicado ao deus Pan. Vê-se a figura de Pan e as suas ninfas alojadas em suas cavernas. Daphinis e Chloé, juntos com donzelas e pastores, entram em cena para fazer a oferta das oferendas às ninfas. Uma dança geral é iniciada e os rapazes e as moças ficam separados. Daphnis é cercado pelas moças, enquanto Chloé é cercada pelos rapazes. Um deles, o jovem Dorcon, tenta beijar Chloé. Irado, Daphnis tenta expulsá-lo, mas é contido. Uma disputa então é proposta: quem dentre os dois melhor dançar fará jus a um beijo de Chloé. O primeiro a dançar é Dorcon. Sua dança é grotesca e primitiva. Em seguida, é a vez de Daphnis. Com movimentos e gestos graciosos, ele é o preferido da multidão. Ele é declarado vencedor e recebe o seu prêmio: um beijo da sua amada. Chloé sai de cena, deixando Daphnis em êxtase. Uma jovem de nome Lyceion então se aproveita para atrair Daphnis com sua dança. De repente, sons de combate são ouvidos. Um bando de piratas entra em cena, perseguindo as donzelas. Chloé é raptada e Daphnis sem poder fazer alguma coisa cai, sem sentidos. As ninfas de Pan surgem e tentam reanimá-lo, sem sucesso. Então, recorrem ao deus Pan. Surge outro cenário, retratando o esconderijo dos piratas. Chloé é levada a presença do chefe dos piratas, Bryaxis. Ela é forçada a dançar para ele. Sem ter como fugir, ela se prepara para iniciar a dança, quando o cenário se enche de luzes misteriosas. Sátiros surgem de todas as partes e cercam os piratas. Surge, então, a figura assustadora do deus Pan, fazendo com que os piratas fujam de pavor. Retorna-se ao primeiro cenário. Daphnis e Chloé estão juntos novamente. Em comemoração ao momento vivido, eles encenam uma mímica em que são evocados Pan e Syrinx. Em seguida, todos juntos executam uma grande dança em comemoração às núpcias, encerrando a peça.

A obra

A peça possui um só ato, dividido em três partes. Cada parte é relativa a um cenário. O tempo de duração da encenação é de uma hora. Uma grande orquestra é requerida, com um coro, que canta sem texto. Para a execução sem bailado, Ravel criou uma suíte orquestral dividida em duas partes, sendo a segunda a mais popular e sempre executada nas salas de concertos ao redor do mundo.

Extraído DAQUI

Maurice Ravel (1875-1937) - Daphnis Et Chloe (complete)

01 - Invocation To The Nymphs
02 - Entrance Of Daphnis And Chloe
03 - Dance Of The Young Girls Around Daphnis
04 - Dorcon's Advance To Chloe
05 - Daphnis Reasserts His Love For Chloe
06 - Dorcon's Grotesque Dance
07 - The Gracious Dance Of Daphnis
08 - The Triumph Of Daphnis And The Ecstatic Union With Chloe
09 - Entrance Of The Tempress Lyceion And Dance Of Veils
10 - The Invasion Of The Pirates
11 - Invocation To Pan By The Nymphs And The Prayer Of Daphnis
12 - Interlude
13 - The Orgiastic Dance Of The Pirates
14 - Bryaxis Orders Chloe To Be Brought Forward And To Dance
15 - Chloe's Dance Of Supplication
16 - Creatures Of Pan Appear And Frighten The Pirates
17 - Sunrise, Daphins Prostrate At The Grotto Of The Nymphs
18 - Daphnis And Chloe Are Reunited
19 - Lammon Tells How Pan Saved Chloe
20 - Pan (Daphnis) Fashions A Flute From Some Reeds
21 - Abandoning Their Roles
22 - Girls Dressed As Bacchantes Enter With Tambourines
23 - Young Men Invade The Scene

Você pode comprar na Amazon

Boston Symphony Orchestra
Charles Munch, regente

BAIXAR AQUI (Mega)
 
BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria apenas de deixar registrado que, apesar de não ter qualquer conhecimento formal sobre música, admiro muito sua iniciativa neste blog, que é de altíssima qualidade e que tem grande valia na difusão da boa música. Parabéns!

Rafael disse...

Caro Carlinus, parabéns pela escolha, uma postagem fantástica, de um dos mais importantes compositores da música ocidental. Há muito que queria ter esta obra completa, pois tenho apenas uma suíte em 03 partes em um cd duplo com obras de Ravel. Ravel e Debussy nos emergem em um mundo de belas melodias étereas. Obrigado pela oportunidade de defrutá-las.
grande abraço

Anônimo disse...

Overall the times was a very exciting newspaper
and one which is very insightful into its readers needs. It familiarizes
us with the world and people who are making history. Hindi Samachar is entertaining millions of people with incredible reports, events,
information and gossips. Newspaper companies should
be seeking to have subscribers to their service where
breaking news can be emailed and send to blackberries and cell-phones.
The dishes and ingredients differ slightly from region to region, with each region having
their own specialties.

Look at my blog post click here

Danielle disse...

Meu, esse album é mais que incrível, é espetacular! Essa versão principalmente! Será que teria como disponibilizar o link novamente? Queria muito baixar esse album de novo!
Cara, parabens pelo blog! É uma passagem obrigatoria!