terça-feira, 15 de abril de 2025

Otorrino Respighi (1879-1936) - Fontane di Roma, Pini di Roma, Antiche Danze ed Arie e Suite III e Tomaso Albinoni (1671-1751) - Adagio for Strings and Organ in G Minor


Já afirmei isso em outras postagens. Gosto da música de Otorrino Respighi. Apesar das dubiedades frente ao fascismo italiano, sua música é de excelente qualidade. Gosto de suas evocações elegíacas, das texturas ricas de sua música; do seu olhar para o passado, principalmente para representar em forma de música a estética romana. Isso se coadunava com a sua perspectiva nacionalista. Neste disco, regido por Karajan, encontramos algumas das suas obras conhecidas.

A primeira das obras é a "Fontane di Roma", escrita em 1917. A obra explora, por meio de uma dicção impressionista, a alma, a atmosfera de Roma. É perceptível a influência de Debussy na obra. Eu, particularmente, fico por horas a repetir o terceiro movimento - "Fontana da Villa Médici ao entardecer". Inclusive, utilizo-o em alguns momentos para dormir. Fecho os olhos e imagino aquele mundo repleto de belezas indescritíveis. Como deveria ser um entardecer em Roma?  Quais cintilações eram produzidas na arquitetura do poderoso Império?  

Já os "Pines di Roma" ("Os pinheiros de Roma") - composta em 1924 - é outra obra cujos efeitos impressionistas provocam em mim uma grande admiração. A obra é dividida em quatro movimentos, cada movimento descrevendo diferentes cenas de um pinheiro. É algo que provoca a nossa imaginação. Um exemplo é segundo movimento - "Pinheiro preso em uma catacumba". É algo que constitui um belo quadro evocativo. O quarto movimento - "Pinheiros da via Ápia" - culmina em final triunfante, como se os pinheiros testemunhassem a marcha de uma legião romana.

Há ainda no disco duas outras obras compositor. O destaque fica por conta da Suite III, escrita em 1931. Ao final do disco, aparece o imorredouro Adagio, de Albinoni.  Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Otorrino Respighi (1879-1936) -

01 - 1. The Valle Giulia Fountain at Daybreak
02 - 2. The Triton Fountain In The Morning
03 - 3. The Trevi Fountain At Midday
04 - 4. The Villa Medici Fountain At Sunset
05 - 1. The Pines Of Villa Borghese
06 - 2. The Pines Near A Catacomb
07 - 3. The Pines Of The Janiculum
08 - 4. The Pines Of The Appian Way
09 - I. Italiana (Anonymous)
10 - II. Arie di corte (Besard)
11 - III. Siciliana (Anonymous)
12 - IV. Passacaglia (Roncalli)
13 - I. Introduzione
14 - II. Minuetto. Allegretto _Tanz der Blinden_
15 - III. Largo assai, senza rigor di Battuta
16 - IV. Passacalle. Allegro vivo
17 - V. Ritirata. Maestoso
18 - Adagio for Strings and Organ in G Minor (Recorded 1969)

Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá. O acompanho há anos e sempre fico bastante surpreso quanto ao teu acervo e profundidade. Muito grato pelo compartilhamento de tanta riqueza musical de alta cultura. Parabéns mesmo!!!

Anônimo disse...

BOA TARDE VI QUE VOCÊ TEM ALGUNS ÁLBUNS DO STEVE REICH. VOCÊ POSSUI A Steve Reich: Works 1965-95? CONHECI ELE RECENTEMENTE E SIGO OUVINDO A DIAS COMPLETAMENTE EXTASIADO