Passando por aqui apenas para realizar esta postagem rápida. São duas sinfonias do compositor polaco com alma soviética Mieczyslaw Weinberg, figura que tem aparecido por aqui com certa recorrência. A Sinfonia No. 1 foi escrita, em 1942, período de imensas dificuldades para o compositor. Com apenas 23 anos de idade, viu-se obrigado a fugir para União Soviética, pois seu país havia sido destroçado pelos nazistas. A obra o ajudou a se consolidar como um grande sinfonista. De início, já foi apadrinhado e acolhido por Shostakovich. De certa forma, a obra faz lembrar, em alguns momentos, os trabalhos iniciais de Shosta. É uma obra fortemente expressiva. Sua finalidade é exprimir o grito de resistência do compositor à barbárie da Guerra.
Já A Sinfonia No. 7 é do ano de 1964. O cenário já era completamente outro. A obra aponta um compositor maduro e com uma visão estética bem diferente. Escrita para orquestra de câmara com um grupo de sete instrumentos de sopro solistas, ela representa uma mudança na abordagem orquestral de Weinberg, mais íntima, refinada e econômica nos meios. A obra, em alguns momentos, possui uma atmosfera melancólica, com toques de ironia e resignação. Revela o poder criativo do compositor.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Mieczyslaw_Weinberg (1919-1996) -
(01)_Symphony_No._1_-_I._Allegro_moderato_-_Doppio_piu_lento_-_Larghetto_-_Doppio_...
(02)_II._Lento
(03)_III._Vivace_-_Allegretto_grazioso_-_Tempo_I
(04)_IV._Allegro_con_fuoco
(05)_Symphony_No._7_-_I._Adagio_Sostenuto_-
(06)_II._Allegro_-_Adagio_sostenuto_-
(07)_III._Andante_-
(08)_IV._Adagio_Sostenuto_-
(09)_V._Allegro_-_Adagio_Sostenuto
Gothenburg Symphony Orchestra
(The National Orchestra of Sweden)
Thord Svedlund, regente
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