A Oitava Sinfonia, de Shostakovich, foi composta em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. Eram dias difíceis. Como diria o Drummond no seu poema "A noite dissolve os homens" - "A noite desceu. Que noite!" A guerra era a noite e ela dissolvia os homens. Por onde passava, assolava, consumia tudo. Shostakovich estava no meio de tudo isso. A Oitava é um documento poderoso do testemunho da guerra - e um protesto. É um dos trabalhos mais carregados de sombra do compositor russo, refletindo o clima de devastação, de dor e barbárie. A obra possui pouco mais de uma hora e possui uma ampla atmosfera de variações - indo do lúgubre e trágico ao irônico e burlesco.
Enquanto a Sétima ("Leningrado") foi incensada por louvar a resistência épica da cidade que leva o nome da sinfonia, a Oitava teve uma recepção completamente diferente. Seu clima pesado, sem consagrar qualquer triunfalismo, fez com que as autoridades soviéticas banissem o trabalho. A obra foi acusada de "pessimismo formalista". Shosta apenas estava traduzindo a psicologia das sombras que é característica em uma guerra. Hoje, a obra é considerada um dos trabalhos mais importantes do século vinte por refletir o flagelo da guerra e o quanto isso é estúpido. Afinal, o século XX foi "a era dos extremos", a era da estupidez, a era das guerras.
A Oitava é um documento de resistência, não no sentido bélico, de combate, mas de preservação da integridade humana diante do infortúnio e da barbárie. Não deixe de ouvir essa boa versão com Günther Herbig. Uma boa apreciação!
Dmitri Shostakovich (1906-1975) -
01. I. Adagio - Allegro non troppo
02. II. Allegretto
03. III. Allegro non troppo
04. IV. Largo
05. V. Allegretto
Rundfunk-Sinfonieorchester Saarbrücken
Günther Herbig, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
2 comentários:
CARLINUS,no,hay,nexus+D.S.8++Please++
I have never heard his 8th Symphony so I look forward to this. Many thanks!
Brian
Postar um comentário