A Sinfonia No. 9, de Bruckner, é uma das mais emblemáticas obras do século XIX. Ela é mítica e simbólica. Carrega aquele peso representativo da Nona de Beethoven ou da Nona de Mahler. É uma espécie de coroamento. A condensação de uma existência. Não poderia ser diferente em se tratando de Bruckner. Não é a minha preferida. Existem outras obras do compositor que estão à frente. Mas, ela exige atenção e o cumprimento de um ritual para que seja fruída.
Escrita entre os anos de 1891 e 1896, ano da morte do compositor, a Sinfonia foi deixada inacabada, com apenas três movimento - Allegro, Scherzo e Adagio. Ele a dedicou - à sua maneira - "ao amado Deus", o que confere à obra uma dimensão espiritual e transcendente.
Como é característico em outras sinfonias do compositor, a obra possui uma estrutura pesada, catedrática, a fim de transmitir o sentido de imponência. Os blocos sonoros se estruturam lentamente. O primeiro movimento é sombrio e solene. Há uma tensão constante entre a fé e dúvida, algo que talvez aponte para a própria vida do compositor. Dessa forma, a obra funciona como um testamento, como uma declaração do compositor a respeito de suas próprias lutas e impressões. O segundo movimento é feroz, duro, grotesco, repleto de imagens que funcionam como martelos incandescentes, algo que contrasta com as outras passagens da obra. Já o terceiro movimento é um dos mais bonitos e melancólicos ente as coisas escritas pelo compositor.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) -
01. Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 (1894 Original Version, Ed. A. Orel): I. Feierlich, misterioso
02. Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 (1894 Original Version, Ed. A. Orel): II. Scherzo. Bewegt, lebhaft - Trio. Schnell
03. Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 (1894 Original Version, Ed. A. Orel): III. Adagio. Langsam feierlich
Norrköping Symphony Orchestra
Karl-Heinz Steffens
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
5 comentários:
Seus textos são primorosos!
Bom dia.
A sinfonia n°9 de Mahler não é inacabada.
Inacabada é a 10° sinfonia com um único movimento.
SUBIIMISIMO{OPUS,THE,BEST,SONIDO}Y,gracias,por,la8,D.S.++GRAN,CARLINUS++
Obrigado, Marcelo. Abração!
Sérgio, obrigado pelo comentário. A informação já foi retificada.
Postar um comentário