Nesta postagem estão dois dos mais importantes e cultuados concertos para violino do repertório orquestral. São duas verdadeiras joias; duas obras-primas. O primeiro deles é o de Mendelssohn. Talvez, tenha sido o primeiro concerto para violino pelo qual me apaixonei. A entrada triunfal do violino, apaixonada, densa, carregada de energia, no primeiro movimento, deixava-me com a sensação de algo sublime. Até hoje é um dos meus prediletos. Mendelssohn o escreveu entre os anos de 1838 e 1844 e o dedicou ao violinista Ferdinand David, seu grande amigo. O Op. 64 estabelece um marco entre o Romantismo e o Classicismo. A obra busca equilibrar o refinamento clássico com o lirismo apaixonado do período romântico, sem exibicionismo, permitindo que o violino flua, afirme a sua voz com clareza e emoção. Há um senso de economia por parte da orquestra a fim de permitir que o violino explore timbres leves, claros, quase transparentes. É uma verdadeira joia.
O segundo Concerto, o Op. 35, de Tchaikovsky é outra obra extraordinária do período romântico. Foi escrito, em 1878, em um período de recuperação emocional do compositor. Ele encontrava-se na Suíça. Buscava recobrar as forças. Enfrentara uma separação dolorosa e turbulenta. Em meio às paisagens tranquilas, o compositor se sentiu inspirado. De início, houve críticas pouco receptivas à obra. Hanslick - como era próprio de sua férula (inclusive, era um desafeto de Bruckner e da música wagneriana) - afirmou que o Op. 35 "cheirava carne queimada". Tudo aquilo que não seguisse os parâmetros da música de Mozart, Beethoven, Schumann e Brahms era descartável para o crítico. Hoje, a obra é uma das mais belas obras do repertório violinístico. É, simplesmente, apaixonante. A obra é de difícil interpretação. É vibrante. Contagiante.
Ouvi-la é mergulhar numa jornada emocional intensa. É a alma romântica sendo apresentada em estado puro. Este disco do selo Naxos traz uma interpretação à altura dos dois concertos. Excelente violinista esse Guido Sant’Anna. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
01. Mendelssohn: Violin Concerto in E Minor, Op. 64, MWV O14: I. Allegro molto appassionato -
02. Mendelssohn: Violin Concerto in E Minor, Op. 64, MWV O14: II. Andante -
03. Mendelssohn: Violin Concerto in E Minor, Op. 64, MWV O14: II. Allegretto non troppo - III. Allegro molto vivace
04. Tchaikovsky: Violin Concerto in D Major, Op. 35: I. Allegro moderato
05. Tchaikovsky: Violin Concerto in D Major, Op. 35: II. Canzonetta. Andante
06. Tchaikovsky: Violin Concerto in D Major, Op. 35: III. Finale. Allegro vivacissimo
São Paulo Symphony Orchestra
Thierry Fischer, regente
Guido Sant’Anna, violino
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Um comentário:
Impossível não ouvir esse álbum depois de seu texto!
Postar um comentário