sábado, 8 de fevereiro de 2025

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100

A Sinfonia No. 5, de Prokofiev, foi escrita em 1944. Sua estreia se deu em 13 de janeiro de 1945. Ou seja, foi escrita em um período de decisões épicas para a União Soviética. A obra veio ao mundo no momento em que o Exército Vermelho avançava de forma inexpugnável contra as forças nazistas. Palmilhava vitoriosamente - dia a dia - os terrenos tomados pelo exército alemão. Prokofiev encontrava-se em um local seguro, reservado para os compositores. Foi nesse ambiente que ele escreveu esse poderoso trabalho. Entre as sinfonias do compositor, esta é a de que mais gosto. 

Sua abertura é belíssima, imponente, majestosa, com temas expansivos e uma orquestração rica. Há algo de heroico e lírico, sugerindo triunfo e cautela. Em seguida, vem um scherzo (2º movimento) repleto de energia e força rítmica. O adagio (3º movimento) é melancólico e impõe um acento dialético, pois destoa do triunfo explicitado nos demais movimentos. Trata-se de uma reflexão atroz sobre os desmazelos e o trágico presente na guerra. O último movimento possui o sarcasmo típico prokofiviano. Ele é exultante. Vibrante. É povoado por acentos de ironia e ambiguidade. É um trabalho grandioso, típico da grandeza russa. É um trabalho de forte impacto emocional

Não deixe de ouvir. Na regência, temos o saudoso maestro letão Mariss Jansons, à frente da mítica sinfônica de Leningrado. Uma boa apreciação!

Sergei Prokofiev (1891-1953) -

01 - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ I. Andante
02 - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ II. Allegro marcato
03 - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ III. Adagio
04 - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ IV. Allegro giocoso

Leningrad Philharmonic Orchestra
Mariss Jansons, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: