A Sinfonia número 6, de Gustav Mahler, também conhecida como "Trágica", possui um lugar de destaque entre os trabalhos sinfônicos do século XX. Sua composição se deu entre os anos de 1903 e 1904 e passou por revisão no ano de 1906. É um dos trabalhos mais sombrios e impactantes do compositor. Sua força magnética, já nos primeiros compassos, coloca-nos numa atmosfera de pessimismo, como se estivéssemos numa procissão para uma inexorável revelação de um horizonte de forças negativas.
Ela destoa dos trabalhos anteriores, pois parece desconsiderar aquelas abordagens cósmicas, grandiloquentes, sempre a anunciar uma pretendida redenção. Na Sexta, a força brutal, os golpes marciais, as ironias amargas - mesmo nos momentos de lirismo, como se percebe no segundo movimento - dilaceram qualquer possibilidade de otimismo.
Recebeu o epíteto de "Trágica" por causa de seu aspecto soturno e que não infunde qualquer nesga de otimismo. Até o quarto movimento - Mahler usa a estrutura clássica com quatro movimentos - não há solução para o conflito proposto no primeiro movimento. O trabalho termina com ribombos, com marteladas, que sugerem as "pancadas" do destino. A Sexta explicita o quanto a vida humana é frágil e repleta de conflitos. Mahler era alguém levava suas dúvidas e inquietações para os trabalhos que escrevia. Suas sinfonias são atestados disso. Todavia, seus conflitos são nossos conflitos. As composições de Mahler extrapolam o individual e se tornam documentos universais.
A Sexta parece ser um augúrio sobre tudo aquilo que seria o século XX.
Não deixe de ouvir essa bonita reflexão. Excelente disco - como sempre - do selo Naxos. Uma boa apreciação!
Gustav Mahler (1860-1911) -
DISCO 01
01 - Symphony No. 6 in A Minor _Tragic__ I. Allegro energico, ma non troppo. Heftig, aber markig
02 - Symphony No. 6 in A Minor _Tragic_ in A Minor_ II. Scherzo. Wuchtig
DISCO 02
01 - Symphony No. 6 in A Minor _Tragic__ III. Andante moderato
02 - Symphony No. 6 in A Minor _Tragic__ IV. Finale. Allegro moderato - Allegro energico
Polish National Radio Symphony Orchestra (Katowice)
Antoni Wit, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário