sábado, 22 de fevereiro de 2025

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 1 in D Major "Titan", Symphony No. 2 "Resurrection" e Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer)


Bruno Walter foi uma figura importante da história da regência. Foi também um grande amigo de Gustav Mahler. Teve a honra de reger, pela primeira vez, Das Lied von der Erde, em 1912, ou seja, um ano após a morte do seu autor. Walter conhecia profundamente a natureza da música de Mahler de quem foi regente substituto.

Neste disco, aparecem as duas primeiras sinfonias de Gustav Mahler. A primeira delas é a "Titã", um dos trabalhos mais bonitos do compositor austríaco. Já o segundo trabalho expressivo do disco é a "Ressurreição", a Segunda Sinfonia do compositor. Os dois trabalhos revelam os pilares estruturais da estética do compositor: a luta existencial, encontro do sublime com o grotesco, com o burlesco, e a busca por um sentido que transcenda a vida. 

A "Titã" foi escrita entre os anos de 1887 e 1888. Seu primeiro movimento é uma das coisas mais belas, afirmativas e ensolaradas da história da música. Há uma atmosfera celestial, repleta por humores de pureza infantil. Essa visão é contraditada nos dois movimentos seguintes e acaba por ganhar contornos de triunfo e redenção no quarto movimento. 

A "Ressurreição" é um mergulho completo na angústia, no questionamento, na luta renhida entre a ideia da morte e da redenção. Possui um fio filosófico alicerçado no cristianismo. Escrita entre os anos de 1888 e 1894, é possível observar a jornada de Cristo neste trabalho. Afinal, conforme narra dos textos evangélicos, Jesus veio ao mundo para vencer a morte. Sua ressurreição representa um ato de triunfo, pois a morte não prevalece sobre ele. Mahler exalta essa imagem tão cara ao cristianismo. 

No último movimento da Segunda, o compositor exalta a vida por meio da ideia da ressurreição. A forma como isso é realizado é grandioso. É um dos momentos mais bonitos da história da música. Ao final, encontramos ainda no disco "Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer)". Trata-se de um conjunto de canções escritas pelo próprio compositor. O ciclo de canções é altamente autobiográfico. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) -

DISCO 01

01 Symphony No. 1 in D Major "Titan" / I. Langsam. Schleppend. Wie ein Naturlaut. Im anfang sehr gemächlich
02 Symphony No. 1 in D Major "Titan" / II. Kräftig bewegt, doch nicht zu schnell
03 Symphony No. 1 in D Major "Titan" / III. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
04 Symphony No. 1 in D Major "Titan" / IV. Stürmisch bewegt - Energisch
05 Symphony No. 2 "Resurrection" / I. Allegro maestoso - Bruno Walter

DISCO 02

01 Symphony No. 2 "Resurrection" / II. Andante moderato - Bruno Walter
02 Symphony No. 2 "Resurrection" / III. Scherzo. In ruhig fliessender Bewegung - Bruno Walter
03 Symphony No. 2 "Resurrection" / IV. "Urlicht". Sehr feierlich, aber schlicht (Text from "Des Knaben Wunderhorn) - Bruno Walter
04 Symphony No. 2 "Resurrection" / V. Im Tempo des Scherzos. Wild herausfahrend - Bruno Walter
05 Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer) / Wenn mein Schatz Hochzeit macht
06 Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer) / Ging heut morgen übers Feld
07 Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer) / Ich hab ein gluhend Messer
08 Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a Wayfarer) / Die zwei blauen Augen von meinem Schatz

New York Philharmonic
Columbia Symphony Orchestra

Bruno Walter, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: