A Sinfonia No. 3 de Bruckner é uma obra imensamente importante dentro do repertório sinfônico do compositor austríaco. Escrita em 1873 - e revisada diversas vezes ao longo dos anos -, a obra revela a evolução do estilo de Bruckner. Ao meu modo de ver, após a Terceira, o compositor escreve uma obra-prima atrás da outra. Sou bruckneriano de carteirinha. Admiro tudo o que ele fez, principalmente as obras orquestrais.
A Terceira - como se sabe - foi dedicada a Richard Wagner. Em visita a Bayreuth - como fazia sempre que podia -, encontrou Wagner. Bruckner alimentava uma admiração quase que religiosa por Wagner, a quem chamava de "mestre dos mestres". Na ocasião, levou a Segunda e a Terceira sinfonias e solicitou que o autor de Trsitão e Isolda escolhesse um dos trabalhos. Bruckner queria homenageá-lo. Wagner acabou por escolher a Terceira. O efeito disso foi que, ao longo dos anos, o trabalho ganhou fama e, por conseguinte, recebeu o epíteto com o nome do compositor alemão.
A Terceira possui algumas das características que tornaram a obra de Bruckner conhecida - uso expansivo da forma sinfônica, ampla força da instrumentação e utilização de contrastes dinâmicos. Estas características aparecem recorrentemente nos trabalhos do grande sinfonista. Além disso, o compositor é prolixo (no bom sentido!) e estende ao máximo as suas reflexões, o que acaba por dar a impressão de que há processos repetitivos, blocos sonoros grandiosos e transições abruptas que acabam transmitindo uma atmosfera de que estamos em uma catedral dada a monumentalidade daquilo que se ouve. Sabemos que isso era uma forma de o compositor explicitar a sua fé e sua crença espiritual.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) -
01. Bruckner- I. Gemäßigt, mehr bewegt, misterioso
02. Bruckner- II. Andante. Bewegt, feierlich, quasi Adagio
03. Bruckner- III. Scherzo. Ziemlich schnell – Trio.
04. Bruckner- IV. Finale. Allegro
Philharmonie Festiva
Gerd Schaller, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário