A Sinfonia No. 6 foi composta
entre os anos de 1918 e 1923. É um dos trabalhos sinfônicos do compositor que
mais fundo mergulham na ideia de uma paisagem nórdica imaculada. O compositor
dava imensa importância à natureza e à história do seu país. Frequentemente
encontramos alguma referência a esses temas em suas composições.
A Sexta Sinfonia é lenta,
introspectiva, possui uma suavidade quase mística. Esteticamente ela reflete um
estado de contemplação e reverência à natureza. O próprio Sibelius dizia que a
sua Sexta procurava tornar exato “a pureza da neve”, ou seja, as paisagens de
sua terra, repletas de lagos e florestas.
“O lago de Tuonela” é a segunda
peça do Lemminkäinen, Op. 22,
composto entre os anos de 1893 e 1895. Baseado no Kalevala, a epopeia de formação do povo finlandês. A obra retrata o
lago que circunda Tuonela, o reino dos mortos. Conforme afirma a mitologia finlandesa, o lago
é guardado por um cisne negro, cujo canção melancólica se faz ressoar em todas
as direções, criando um aspecto sombrio e místico em toda a região. Também –
assim como a Sinfonia No. 6 – é uma obra lenta e solene por buscar criar essa
atmosfera.
Sendo assim, as duas obras são repletas de simbolismos mitológicos. Refletem sobre os limites da vida e da morte, e a relação com a natureza. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Jean Sibelius (1865-1957) -
01 - Symphony No. 6 in D Minor, Op. 104_ I. Alleg
02 - Symphony No. 6 in D Minor, Op. 104_ II. Alle
03 - Symphony No. 6 in D Minor, Op. 104_ III. Poc
04 - Symphony No. 6 in D Minor, Op. 104_ IV. Alle
05 - Lemminkainen Suite, Op. 22_ II. The Swan of
Berliner Rundfunk-Sinfonie-Orchester
Paavo Berglund, regente
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