quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Johannes Brahms (1833-1897) - Piano Concerto No. 1 in D minor, Op. 15 e Robert Schumann (1810-1856) - Introduction and Concert Allegro in D minor for piano and Orchestra, Op. 134

O Concerto No. 1 para piano e orquestra de Johannes Brahms é uma das obras mais importantes do repertório romântico do século XIX. Além disso, destaca-se a sua poderosa orquestração. Este concerto demonstra a reverência que Brahms nutria pela profundidade emocional iniciada por Beethoven. A obra foi começada em 1854. Não era sua intenção, inicialmente, escrever uma obra orquestral. Seu objetivo primário era uma sonata, mas acabou migrando para um concerto para piano.

O Concerto No. 1 estreou em 1859, com o próprio compositor ao piano, sob a regência do seu amigo Joseph Joachim. Embora a recepção inicial tenha sido fria, com o passar do tempo, a obra ganhou grande séquito de admiradores.

O movimento inicial da obra revela uma das aberturas mais dramáticas da história da música. É como se uma tempestade anunciasse a chegada de algo muito tenso e introspectivo. Em seguida, no segundo movimento, todo lirismo romântico, nos envolve numa atmosfera suave e com forte sabor espiritual. No terceiro movimento, a obra ganha um movimento final energético com ritmos dançantes e uma escrita para piano que nos conduz a uma sensação de superação e triunfo.  

Ainda há uma obra, no disco, de Schumann que é pouco escutada. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01 - I. Maestoso
02 - II. Adagio
03 - III. Rondo. Allegro non troppo
04 - Introduction & Concert-allegro, Op. 134

Polish National Radio Symphony Orchestra
Antoni Wit, regente
Idil Biret, piano

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: