segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonatas for Violin 5, 6 & 9


Beethoven é daqueles compositores que nos absorve de maneira completa. Suas obras são repletas de drama, lirismo, idealismos e expressividade. Neste disco, encontramos três das suas sonatas para violino e piano. A primeira delas é chamada de “Sonata Primavera”. Foi escrita entre os anos de 1800 e 1801. Sua publicação se deu um ano depois. Ela recebeu esse nome por causa de sua beleza melódica e luminosa. É de grande beleza o equilíbrio envolvendo o piano e o violino. Para mim, esta é uma das composições mais bonitas da história da música. Quando a escutamos, é possível perceber o quanto Beethoven era um compositor grandioso.

A segunda obra é Sonata No. 6 em Lá maior, Op. 30, nº 1. Sua composição se deu no ano de 1802. Ela faz parte do conjunto de três sonatas escritas nesse período, que também pertencem ao Opus 30.  Ao escrevê-las, Beethoven já enfrentava os primeiros sinais de surdez. Nota-se que Beethoven já se encontrava em uma encruzilhada entre o clássico e o romântico. Algumas convenções estruturais são desafiadas.

E a última obra do disco é a “Kreutzer Sonata”, ou seja, a Sonata de No. 9. Ela foi escrita no ano de 1803. Como eram próprias as convenções apaixonadas do compositor, ele dedicou a obra inicialmente a George Bridgetower, com quem estreou a obra. Mas após um desentendimento entre os dois, Beethoven retirou a dedicatória e a direcionou ao francês Rodolphe Kreutzer. Melhor para Rodolphe Kreutzer que teve o seu nome conhecido na posteridade por causa de Beethoven. Mais tarde, em 1888, o russo Liev Tolstói escreveu uma novela com o mesmo nome. O escritor russo conhecia a obra e a história que a envolvia. A novela escrita por Tolstói trata sobre as dificuldades da vida conjugal, estabelecendo uma relação com a música de Beethoven, que é de difícil interpretação. Assim, cria-se uma espécie de comparação entre a história criada pelo escritor e os desafios estruturais da interpretação da música do alemão.

 O time de interpretação do disco não possui nenhuma dificuldade de interpretação. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) -

01 - I. Allegro
02 - II. Adagio molto espressivo
03 - III. Scherzo. Allegro molto
04 - IV. Rondo. Allegro ma non troppo
05 - I. Allegro
06 - II. Adagio
07 - III. Allegretto con variazioni
08 - Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47 _Kreutzer__ I. Adagio sostenuto - Presto - Adagio
09 - Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47 _Kreutzer__ II. Andante con variazioni
10 - Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47 _Kreutzer__ III. Presto

David Oistrakh, violino
Frida Bauer, piano
Svjatoslav Richter, piano

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: