Martinu começou a escrever as suas sinfonias - pode-se dizer - tardiamente. Elas foram escritas entre os anos de 1942 e 1953. Ou seja, elas estão concentradas durante e após a Segunda Guerra Mundial. São o resultado, por isso, das experiências pessoais do compositor, bem como de experimentos a fim de explorar novas possibilidades musicais dentro da tradição sinfônica.
Quando falamos de grandes sinfonistas do século XX, muito raramente o nome do compositor é mencionado. Referimo-nos a Shostakovich, Prokofiev, Sibelius, Rachmaninov, mas o nome do compositor é ignorado. O fato é que suas sinfonias são uma síntese de sua identidade musical, combinando influências impressionistas do folclore tcheco e do neoclassismo. Cada uma delas reflete um momento específico da trajetória do compositor, suas emoções, bem como sua resposta ao mundo ao seu redor.
A Primeira é de 1942. Durante sua composição, Martinu estava no exílio nos Estados Unidos. A Segunda é de 1943 e é carregada por otimismo. O compositor insere vários elementos do folclore do seu país, a Checoslováquia. A Terceira é do ano de 1944. É a mais introspectiva e sombria das seis. A Quarta é do ano de 1945. Talvez, seja a sinfonia mais luminosa e acessível. Ela possui uma energia vibrante. A Quinta é do ano de 1946. Apresenta um estilo bem robusto e estruturado. Nela, o compositor realiza alguns experimentalismos, que consolidam sua posição de compositor maduro. A Sexta é do ano de 1953. Ela apresenta uma estrutura mais livre e experimental.
A regência das seis sinfonias fica a cargo do excelente regente inglês Bryden Thomson. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Bohuslav Martinü (1890-1959) -
DISCO 01
01 Symphony 1 - I. Moderato - Poco piu mosso
02 Symphony 1 - II. Scherzo_ Allegro - Trio_ Poco moderato
03 Symphony 1 - III. Largo
04 Symphony 1 - IV. Allegro non troppo
05 Symphony 5 - I. Adagio - Allegro
06 Symphony 5 - II. Larghetto
07 Symphony 5 - III. Lento - Allegro
DISCO 02
09 Symphony 2 -I- Allegro moderato
10 Symphony 2 -II- Andante moderato
11 Symphony 2 -III- Poco allegro
12 Symphony 2 -IV- Allegro
13 Symphony 6 'Fantaisies symphoniques' -I- Lento - Andante
14 Symphony 6 'Fantaisies symphoniques' -II- Poco Allegro
15 Symphony 6 'Fantaisies symphoniques' -III- Lento- adagio
DISCO 03
17 Symphony 3 - I. Allegro poco moderato
18 Symphony 3 - II. Largo
19 Symphony 3 - III. Allegro - Andante
20 Symphony 4 - I. Poco moderato
21 Symphony 4 - II. Allegro vivo - Trio. Moderato
22 Symphony 4 - III. Allegro
23 Symphony 4 - IV. Poco allegro
Royal Scottish National Orchestra
Bryden Thomson, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
2 comentários:
Não conheço o compositor e nem o regente, portanto seguirei a sua dica de olhos fechados, pois sempre confio no que posta e no que escreve! Bom domingo!
thank you!
Postar um comentário