domingo, 20 de junho de 2010

Wagner (1813-1883) - Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde, Mahler (1860-1911) - Rückert Lieder e Brahms - Sinfonia No. 1 em Dó menor, Op. 68

Apesar de não gostar da obra de Wagner e achá-lo pretencioso e excessivo, devo reconhecer que há belos momentos, belas paisagens naquilo que escreveu. Com certeza O Prelúdio da Ópera Tristão e Isolda é um desses momentos. É uma música triste, repleta de paisagens turvas. É como se estivessêmos em um lago frio, vestidos em trajes de luto, em silêncio. A água escura é singrada calmamente. Uma neblina espessa, quase táctil, envolve todas as coisas. Essa passagem de Tristão e Isolda só me faz vir à mente esse âmbito trágico, misterioso. Penso que Wagner tenha retratado com uma beleza triste, terrível, nesse prelúdio, aquilo que tornar-se-á evidente, palpável, na obra Tristão e Isolda. Resolvi postar esse registro com o Rattle porque sou imensamente apaixonado por essas gravações ao vivo. Uma fato peculiar com relacão a esse post é a presença do casal Rattle/Kozena. Julgo Rattle como bem-afortunado duas vezes: (1) por ter casado com Magdalena Kozena (sendo feio), essa beldade com voz angélica; (2) ser o regente da Filarmônica de Berlim (não sendo um dos melhores regentes para o cargo). Mas não entremos em maiores detalhes. Trata-se de uma visão pessoal. Aqui Rattle está à frente da Filarmônica de Rotterdam. Aparecem ainda Mahler e Brahms. Boa apreciação!

Magdalena Kožená em ação

Richard Wagner (1813-1883) - Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde
01. Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde

Gustav Mahler (1860-1911) - Rückert Lieder
02. Rückert Lieder No. 1 - Liebst du um Schönheit
03. Rückert Lieder No. 3 - Blicke mir nicht in die Lieder
04. Rückert Lieder No. 2 - Ich atmet’ ein linden Duft
05. Rückert Lieder No. 4 - Um Mitternacht
06. Rückert Lieder No. 5 - Ich bin der Welt abhanden gekommen

Johannes Brahms (1833-1897) - Sinfonia No. 1 em Dó menor, Op. 68
07. I. Un poco sostenuto - Allegro
08. II. Andante sostenuto
09. III. Un poco allegretto e grazioso
10. IV. Adagio - Più andante - Allegro non troppo, ma con brio

Rotterdam Philharmonic Orchestra
Sir Simon Rattle, regente
Magdalena Kožená, mezzo soprano

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

7 comentários:

Anônimo disse...

seu blog e bom mas voce posta pouca coisa perto do acervo que tu tem

Carlinus disse...

Caro visitante, a sua afirmação me fez pensar. Na verdade o SER DA MÚSICA é um blog de um homem só. Tenho tarefas outras que me impede de dedicar uma maior exclusividade ao espaço. Assim, geralmente posto aquilo que ouço, que é do meu agrado. Queria postar mais. É diferente, pois há blogs que têm mais de uma pessoa postando, o que torna inevitavelmente um lugar com um trânsito mais intenso de postagens. Postar é uma tarefa aparentemente não tão facil. Baixamos o arquivo, muitas vezes temos que converter os arquivos para uma extensão compatível; enviamos o arquivo para um servidor; a minha conexão oferece certos problemas com a velocidade. Não estou a reclamar, mas são por essas limitações que o número de postagens é mirrado.

Obrigado pelo comentário e pela visita.

Saudações musicais!

Evandro disse...

Acho uma grosseria criticar um blog tão bem feito como esse, e justamente por uma suposta escassez de postagens!
Não se preocupe com esses que sempre querem mais, Carlinus! Quem tem um mínimo de noção sabe que o ritmo blog tem que se adequar ao seu ritmo (e não o contrário!)
E do jeito que está, está ótimo.

Anônimo disse...

Wagner é um dos Deuses sagrados da música,assim como Bach,Schubert,Mozart,etc. É sempre um deleite para os ouvidos ouví-lo.

YiannisK disse...

Dear blogger, thank you very much for all these riches. I discovered you blog today and I really got amazed. Excellent (and clever choises, and good taste!

Carlinus disse...

Thank you for the comment and kindness.

Musical Hugs!

fuente marchito, fernando disse...

Puedes reactivar el link
Gracias
Miguel
P.S: te sigo diariamente