quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jean Sibelius (1865-1857) - Sinfonia No. 6 em Ré menor, Op. 104 e Sinfonia No. 7 em Dó maior, Op. 105 - (CD 4 de 4 - final)

Vamos às duas últimas sinfonias de Jean Sibelius. Agora surgem as de número 6 e 7. São trabalhos de profunda e intensa beleza. Durante muito tempo Sibelius fomentou a possibilidade de compor a sua Oitava Sinfonia. Durante toda a década de 30 e 40 havia uma especulação no mundo da música de que o trabalho estava sendo escrito. Um burburinho, um frenesi tomava a todos. Afinal, aqueles que não simpatizavam com as inovações suscitadas por Schoenberg, Stravinsky e companhia limitada, apegavam-se à velha forma - não em sentido depreciativo - e Sibelius era um ícone. Alguns o chamavam de novo Beethoven. Seus trabalhos eram aplaudidos com veemência. A expectativa era geral. Mas por outro lado, Sibelius era alguém que tinha problemas sérios com a bebida. Sua saúde piorava. Uma vísivel degradação roía o compositor. A expectativa da Oitava era um fantasma que consumia a psiquê de Sibelius. A Oitava seria o coroamento de toda a sua obra. Nela se encontraria o condensamento de tudo aquilo que compusera. Mas, em dado dia, Sibelius acometido por uma crise de instabilidade, jogou no fogo as partituras com tudo aquilo que compusera para a Oitava Sinfonia. Que pena! Sendo assim, ficamos com apenas 7 sinfonias do compositor. Gosto tanto das sinfonias do compositor, que penso que Sibelius deveria ter escrito 15 sinfonias como fez Shostakovich. Boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1857) - Sinfonia No. 6 em Ré menor, Op. 104 e Sinfonia No. 7 em Dó maior, Op. 105

Sinfonia No. 6 em Ré menor, Op. 104
01. 1. Allegro molto moderato
02. 2. Allegretto moderato
03. 3. Poco vivace
04. 4. Allegro molto - Allegro assai - Doppio più lento

Sinfonia
No. 7 em Dó maior, Op. 105
Sinfonia No. 7 em Dó maior, Op. 105

Na Amazon
New York Philharmonic
Leonard Bernstein, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário! Sua participação é importante!

3 comentários:

Elton disse...

Caro amigo, Quanta alegria vc tem me proporcionado. Chego às lágrimas ao me deleitar com as preciosidades que aqui encontro. Na ocasião gostaria de saber se em alguns destes trabalhos de Jean Sibelius está inserido o poema sinfônico "Finlândia Op. 26" Se não e caso o tenha, se possível, disponibilizar para mais esse êxtase. Abraços e parabéns pela iniciativa. Que Deus o recompense. (ELTON CARNEIRO - JATAÌ-GOIÁS)

Carlinus disse...

Elton, obrigado pelas palavras tão bonitas, tão cheias de paixão. Sibelius é para mim, também, uma grande referência. Gosto muito do finlândes.

Fique à vontade!

Abraços!

Teresa disse...

Carlinus, se algum dia tiver oportunidade de restaurar o link para este album, ficar-lhe-ia muito agradecida.