quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Johannes Brahms (1833-1897) - Symphony No. 2 in D Major, Op. 73 e Academic Festival Overture in C Minor, Op. 80

Sempre que vou ouvir a música de Brahms, passo a ser todo atenção. Sei que ali existe algo grandioso, sensível, digno de que os sentidos se apropriem de cada elemento, de cada insinuação. Neste disco, por exemplo, eis que surgem dois dos trabalhos orquestrais mais significativos do compositor.

O primeiro deles é a Sinfonia No. 2, considerada uma espécie de “sinfonia pastoral” do compositor, justamente pelos idílios e pelas reflexões densas. A obra é luminosa, um pouco diferente dos demais trabalhos sinfônicos do compositor, sempre calcados pelo apelo dramático, pelas incursões por galáxias luminosas. Talvez, esse espírito de afirmação da vida seja resultado do momento em que ela foi escrita, no verão de 1877, enquanto o compositor se encontrava passando uma temporada às margens do lago Wörthersee, na Áustria. Há uma alegria que emana dela, mas essa alegria nunca é ingênua. Ela parece apontar que, mesmo em dias bonitos, ensolarados, é preciso prestar atenção por onde se caminha e ter consciência dos próprios passos.

E a última obra do disco é a festiva “Abertura para um Festival Acadêmico”, composta por volta de 1880. Ela, diferente da Sinfonia No. 2, revela uma atmosfera espirituosa - e quase irreverente. A obra é fruto de uma circunstância bastante curiosa. Após receber um doutorado honorário pela Universidade de Breslau, o compositor apresentou a obra. Esperava-se que fosse algo solene e ligado à circunstância que satisfazia a existência da homenagem. Pelo contrário, Brahms de maneira bastante incomum escreveu uma obra baseada em canções estudantis populares. Ou seja, trata-se de algo que fugia à regra, já que a personalidade é ligada à frugalidade e a expansões contidas. Percebe-se que essa máxima, talvez, não seja totalmente eficaz.

De qualquer forma, é ótimo ouvir esses dois trabalhos extraordinários. Brahms nos mostra que a música é uma forma de pensar e refletir sobre o mundo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

 Johannes Brahms (1833-1897) - 

01. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73 -  I. Allegro non troppo
02. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73 -  II. Adagio non troppo
03. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73 -  III. Allegretto grazioso
04. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73 -  IV. Allegro con spirito
05. Academic Festival Overture in C Minor, Op. 80

Gewandhausorchester

Herbert Blomstedt, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: