Não me canso de ouvir as sinfonias de Bruckner. Quando as escuto, é como se estivesse diante delas pela primeira vez. É o que acontece, por exemplo, com esta Sinfonia No. 3, também conhecida como "Wagner". É a porta de entrada para o mundo mágico e indizível da música do compositor austríaco. É conhecida a história em torno dessa composição. O trabalho traduz a admiração que Bruckner tinha pelo seu grande ídolo, Richard Wagner. O compositor dedicou o trabalho ao compositor alemão. A coisa pegou. Ficou para posteridade com esse nome.
Ela foi composta em 1873 e acabou passando - como era típico de Bruckner - por diversas revisões. O resultado é que a Sinfonia existe em diversas versões - como acontece também com as outras sinfonias do compositor. É como se cada versão, traduzisse um momento da jornada de Bruckner rumo à perfeição. Dizem os estudiosos de sua biografia, que essa obstinação do compositor não estava ligada a um perfeccionismo, mas a uma insegurança. Bruckner experimentava esse drama pessoal. Sua personalidade de homem simples, do interior da Áustria, ancorava-se em um desejo de escrever os trabalhos seguindo um padrão meticuloso. Apesar da simplicidade e dos modos provincianos, possuía uma vontade que o levava cada vez mais a fundo naquilo que fazia.
O fato é que a Sinfonia No. 3 é um trabalho brilhante. Considero o início de uma jornada que o fará criar obras cada vez mais potentes e geniais. Ao longo dos quatro movimentos da "Sinfonia Wagner", Bruckner constrói vastos arcos musicais, alternando momentos de silêncio expectante com explosões orquestrais de grande impacto, nas quais metais e cordas dialogam de forma quase litúrgica. É a assinatura tipicamente bruckneriana.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) -
01 - I. Sehr langsam, misterioso
02 - II. Adagio. Bewegt, quasi Andante
03 - III. Scherzo. Ziemlich schnell
04 - IV. Finale. Allegro
Orchestre de la Suisse Romande
Marek Janowski, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário