quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 4 in E-flat - "Romantic" - (version 1878/1880)

A Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior , do compositor austríaco Anton Bruckner, estreou em Viena em 20 de fevereiro de 1881. O nome, aprovado pelo próprio compositor, refere-se à ambição da obra — que tem mais de uma hora de duração — e à sua grandiosidade emocional. Foi a primeira sinfonia de Bruckner a alcançar sucesso comercial significativo e permanece entre suas obras mais frequentemente executadas.

Bruckner concluiu a versão original daquela que viria a ser sua quarta sinfonia em 1874, mas quase imediatamente iniciou revisões, visto que a recepção decepcionante de sua Sinfonia nº 2, em 1873, o levara a considerar novas abordagens estruturais. A estreia desastrosa de sua Sinfonia nº 3, em 1877, resultou em novas revisões. Somente em 1881 Bruckner declarou-se satisfeito com a obra e permitiu sua estreia. Outras revisões acompanharam novas edições em 1886 e 1888.

O primeiro movimento apresenta temas de metais diretos e dramáticos em meio a melodias de cordas com um toque folclórico . As indicações de andamento de Bruckner pedem um movimento constante, mas sem urgência excessiva. Versões posteriores do primeiro movimento começam com um solo de trompa distante e misterioso , a partir do qual a música se expande gradualmente em melodias ricas e líricas para toda a orquestra .

O segundo movimento tem um caráter elegíaco, com cordas e sopros melancólicos . Duas ideias melódicas contrastantes são justapostas. Ambos os movimentos têm um andamento lânguido , embora surjam momentos mais ousados ​​de tempos em tempos. O terceiro movimento é o mais curto, com menos de quinze minutos de duração. Devido ao seu caráter enérgico e vigoroso e às passagens animadas para trompas, o movimento é por vezes descrito como música de caça. Para o finale, Bruckner começa com fanfarras dramáticas de metais que lembram as do primeiro movimento. A música cresce rapidamente em frases ousadas e expansivas.

Extraído daqui 

Anton Bruckner (1824-1896) - 

01 - I. Bewegt, nicht zu schnell
02 - II. Andante quasi Allegretto
03 - III. Scherzo
04 - IV. Finale. Bewegt, doch nicht zu schnell

Orchestre de la Suisse Romande
Marek Janowski, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: