A Sinfonia Manfredo é uma obra programática, escrita no ano de 1885. Ela é inspirada no drama romântico "Manfredo", de Lord Byron, publicado em 1817. Manfredo é um anti-herói, um indivíduo perturbado. Vive nos Alpes, atormentado por uma misteriosa e profunda culpa relacionada à morte de Astarte, sua amada. A obra possui elementos fantásticos e evoca espíritos da natureza, fadas e demônios em busca de esquecimento e perdão para os seus crimes e pecados. Em sua busca desesperada e melancólica, Manfredo demonstra uma altivez e recusa em se submeter a qualquer poder, morrendo sem buscar a redenção religiosa.
A ideia de musicar o famoso trabalho literário de Byron não foi, originalmente, de Tchaikovsky. Foi insistentemente apresentada pelo seu ex-professor e colega, um dos pais da música russa, Mily Balakirev. Tchaikovsky não se entusiasmou com a ideia, mas acabou escrevendo algo que, mais tarde, pensou em reescrever - principalmente, o primeiro movimento, que arquitetou transformar em um poema sinfônico. O fato é que o trabalho permaneceu.
O sucesso da obra foi imediato, quando da sua estreia, em 1886. Foi só mais tarde que ele pensou em transformá-la, revisá-la, pois passou a achar a obra "abominável". Deveria ter seus motivos para tal. O fato é que o trabalho é uma das amostras mais poderosas das composições do músico russo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) -
01 - Manfred Symphony, Op. 58_ I. Lento lugubre
02 - Manfred Symphony, Op. 58_ II. Vivace con spirito
03 - Manfred Symphony, Op. 58_ III. Andante con moto
04 - Manfred Symphony, Op. 58_ IV. Allegro con fuoco
London Philharmonic Orchestra
Vladimir Jurowski, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário