sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N 16 - "Italian" e Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 - "Reformation"

Terceiro disco com as sinfonias de Mendelssohn. Para muitos, essas são as duas sinfonias mais expressivas do compositor. Minha preferida é a "Italiana", trabalho cuja inspiração nasceu após uma viagem à Itália das planícies ensolaradas. A "Italiana" foi composta em 1833. Ela reflete a admiração do compositor pela paisagem, pela arte, pela história e pelo espírito do povo italiano. Ao compô-la, escreveu para a sua irmã Fanny: "É a peça mais alegre que já escrevi"; e, de fato, ela é uma obra celebrativa. 

Logo no primeiro movimento, um Allegro vivace em ritmo contagiante, a música parece respirar o ar de Roma e Nápoles: uma torrente de luz e movimento, de pura celebração da vida. O Andante con moto traz um contraste meditativo, como uma procissão religiosa vista de longe, e o Menuetto evoca um baile elegante de corte. Mas é no Saltarello final, inspirado em danças folclóricas italianas, que Mendelssohn alcança o auge da energia rítmica — uma alegria que não termina, mas se dissolve no próprio gesto musical. 

Já a Sinfonia No. 5 possui um atmosfera completamente diferente. Enquanto a "Italiana" ocupa-se com a beleza externa do país soberbo que visitara, a sinfonia "A Reforma" se volta para a interioridade da fé. Ela foi composta em 1830 para celebrar os 300 anos da Confissão de Augusburgo, documento fundador do luteranismo. Observa-se o quanto o compositor era ligado à tradição da sua família e do seu país.

A sinfonia abre com um Andante – Allegro con fuoco dominado por uma tensão espiritual: o conflito entre fé e dúvida. O segundo movimento, um Allegro vivace, oferece leveza pastoral, enquanto o terceiro — um Andante de serenidade quase mozartiana — prepara o terreno para o grandioso final. É então que surge o coral “Ein feste Burg ist unser Gott” (“Castelo forte é nosso Deus”), hino símbolo da Reforma, tratado por Mendelssohn com nobreza e solenidade. A música se ergue como uma catedral sonora - uma profissão de fé transformada em arte. É belíssimo!

E a propósito, hoje, 31 de outubro, faz 508 anos que o monge agostiniano Martinho Luterano fincou as suas famosas 95 Teses, nas portas da Catedral da cidade de Wintenberg, na Alemanha, iniciando um movimento cuja consequência seria o surgimento do protestantismo. 

Não deixe de ouvir esse bonito disco. Uma boa apreciação! 

Félix Mendelssohn (1809-1847) - 

01 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N 16 _Italian__ I. Allegro vivace
02 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N 16 _Italian__ II. Andante con moto
03 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N 16 _Italian__ III. Con moto moderato
04 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N 16 _Italian__ IV. Saltarello. Presto
05 - Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 _Reformation__ I. Andante - Allegro con fuoco
06 - Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 _Reformation__ II. Allegro vivace
07 - Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 _Reformation__ IIIa. Andante
08 - Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 _Reformation__ IIIb. Recitativo
09 - Symphony No. 5 in D Minor, Op. 107, MWV N 15 _Reformation__ IV. Andante con moto - Allegro viva

NDR Radiophilharmonie

Andrew Manze, regente 

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