terça-feira, 7 de outubro de 2025

Ignaz Pleyel (1757-1831) - String Quartets Nos. 4 - 6

Em meio à efervescência musical do final do século XVIII, o nome de Ignaz Pleyel ocupa um lugar de curiosa dualidade: ao mesmo tempo discípulo de Joseph Haydn e precursor de uma sensibilidade mais romântica, Pleyel foi um compositor extremamente popular em sua época — mais conhecido, talvez, por seu talento em equilibrar elegância formal e encanto melódico.

Escritos provavelmente entre o final da década de 1780 e o início dos anos 1790 — período em que o quarteto de cordas se consolidava como gênero central da música de câmara —, os três quartetos que parecem neste disco demonstram como Pleyel absorveu as lições de Haydn sem jamais se limitar a imitá-lo. Há neles uma busca por equilíbrio entre o diálogo instrumental e a singeleza melódica, um traço que o tornaria muito apreciado pelo público amador e pelos salões europeus.

O Quarteto n.º 4 destaca-se pela clareza estrutural e pelo humor discreto que percorre seus movimentos, com passagens em que o violino assume um papel solista sem perder a harmonia do conjunto. Já o n.º 5 revela um caráter mais introspectivo, explorando nuances dinâmicas e contrastes harmônicos que antecipam o gosto expressivo do início do século XIX. Por sua vez, o Quarteto n.º 6 sintetiza as qualidades mais típicas de Pleyel: graça, equilíbrio e uma fluidez natural que faz a música parecer quase espontânea. 

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Ignaz Pleyel (1757-1831) - 

01 - String Quartet in C major Allegro con spirito
02 - String Quartet in C major Adagio cantabile
03 - String Quartet in C major Rondo-Allegro
04 - String Quartet in A major Allegro non troppo
05 - String Quartet in A major Romance cantabile
06 - String Quartet in A major Rondo-Allegro
07 - String Quartet in Eb major Allegro
08 - String Quartet in Eb major Variazione. Tempo di Menuetto-Presto

Pleyel Quartett Köln 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: