quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonia No. 3 in E flat major, Op. 55 - "Heróica" e Sinfonia No. 1 in C major, Op. 21

Após ter finalizado a integral com as sinfonias de Shostakovich, pensei sobre qual compositor eu iniciaria outro ciclo de postagens sinfônicas. Ponderei sobre Bruckner, Mahler, Schubert ou Sibelius. E, por fim, posicionei-me com relação a Beethoven. Outra dúvida surgiu: com qual regente eu postaria as sinfonias beethovianas? Pensei em Haitink, Karajan, Colin Davis, Harnoncourt, Solti, Celibidache, etc. E depois de grande hesitação, escolhi Arturo Toscanini (1867-1957) Soberbo. Lascivo. Terrivelmente atordoador. E por que Toscanini? Simplesmente, porque é considerado como um dos maiores regentes do século XX. Para interpretar o conjunto genial das sinfonias de Beethoven, nada melhor do que um grande maestro e uma grande orquestra. Toscanini soube como ninguém equacionar as doses necessárias de emotividade, força e simplicidade que as sinfonias de Beethoven requerem. Uma prova disso pode ser encontrada na versão da Terceira Sinfonia - "Heróica" - que é a primeira obra do CD que ora posto. O maestro italiano consegue conduzir por meio de uma percepção de força orquestral, com ataques extraordinários, acordes e fraseados expressivos e secos - um retesamento preciso entre tensão e lirismo. No segundo movimento (Marcia funebre:adagio assai, Toscanini comprova sua fama. O nível de precisão e profundidade requeridos por este movimento típico de Beethoven, é interpretado com uma beleza e com uma nível de reflexão perturbador. O escritor Sylvio Lago Júnior no seu livro A Arte da Regência, um calhamaço de quase 700 páginas, afirma que "Toscanini passou para a história dos maestros como um dos seus maiores, e o ponto de interseção das mudanças consideráveis de estilo, técnica e concepção da regência do século XX. Pela extraordinária inteligência ordenadora, pelas sábias recriações das grandes obras, pela generosidade de sua natureza e, principalmente, pela influência poderosa que exerceu sobre toda a direção no século XX, o maestro italiano foi responsável, pela transição da regência do século XIX para os modernos conceitos de intérpretes de nosso tempo". São por essas e outras que eu não deveria de deixar de postar essa integral das sinfonias do meu compositor favorito com um excelente regente. Aparece ainda neste CD a Sinfonia No. 1, que mostra "o gestamento de um gênio", como disse certa vez Arthur da Távola. Uma anunciação daquilo que viria mais à frente, as sinfonias No. 3, 5, 6, 7 e 9, que são as mais expressivas do grande mestre, ao meu modo de ver. Por enquanto, fiquemos com as sinfonias no. 1 e 3, sob a regência de Arturo Toscanini. Boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonia No. 3 in E flat major, Op. 55 - "Heróica" e Sinfonia No. 1 in C major, Op. 21 

Sinfonia No. 3 in E flat major, Op. 55 - "Heróica" [45:54] 
1. Allegro con brio 
2. Marcia funebre: Adagio assai 
3. Scherzo: Allegro vivace; Trio 
4. Finale: Allegro molto; Poco andante; Presto 

Sinfonia No. 1 in C major, Op. 21 [23:50] 
5. Adagio molto: Allegro con brio 
6. Andante cantabile con moto 
7. Menuetto: Allegro molto e vivace 
8. Adagio; Allegro molto e vivace 

NBC Symphony Orchestra 
Arturo Toscanini 

Recorded 1949, 1959 

Total playing time: 69:50 


Have Joy! 

*Se possível, deixe um comentário!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótima postagem Carlinus! Justamente há pouco li sobre a terceira de Beethoven no livro do Roland de Candé.

"1804 - Primeira audição da 3ª Sinfonia de Beethoven, no príncipe Lobkowitz. Esta Sinfonia eroica foi, originalmente, dedicada a Bonaparte, que o autor considera como verdadeiro herói republicano, mas Beethoven rasgou sua dedicatória no dia em que soube da coroação de Napoleão. Essa imensa obra marca o início de sua verdadeira maneira. 'Não estou satisfeito com as obras que escrevi até agora, ele teria dito a Krumpholtz; de agora em diante, quero seguir um novo caminho'. Essa decisão explicaria a enorme diferença existente entre esta sinfonia e a 2ª, composta um ano antes, no estilo de Haydn". (Abertura para uma discoteca).

Não querendo ser chato, mas já sendo, novamente, poderias indicar algum livro sobre a música? Até agora só vi esse do Candé e a ótima História Universal da Música, de Kurt Pahlen.

Saudações!

Anônimo disse...

Thanks a lot for this great blog!

Could you be so kind as to re-upload this record and maybe the other Toscanini/Beethoven -recordings?

Henrique Kovalesky disse...

Restauraaaaaaaa

raifhaddad disse...

Bom dia meu amigo! Sobre seu comentario dedicado a Toscanini,concordo e discordo. Não irei extender mais,pois não seria sabio de minha parte ! O meu sempre,muito obrigado!

Anônimo disse...

Moito obrigado.

Anônimo disse...

Thank you - wonderful recordings