sábado, 24 de outubro de 2009

Johannes Brahms (1833-1897) - Sonatas para Clarinete & Piano Nos. 1 e 2, Op. 120, Scherzo e Lieder, Op.91

Uma afirmação acerca de Brahms é exatamente correta: "o verdadeiro classicismo é aquele que nasce da subjugação de emoções românicas pela disciplina severa". Essa é uma das afirmações mais plausíveis sobre a arte do compositor. Brahms foi um homem severo, amante da arte severa. Sua solidão era um dos principais elementos de sua inspiração. É preciso aprender a apreciar a Brahms. Quem se recusa a ouvi-lo, certamente deixa desaparecer um patrimônio espiritual não-morredouro. O opus 120, encontrado aqui neste registro, é música plena, absoluta. É música para ouvirmos em dias frios e nublados. Feito isso, alcançamos a possibilidade de reflexões duras, severas e exatas. Aparecem ainda dois lieds (canções) tristes, eivadas por um espírito de melancolia solitária. Acredito que a música de Brahms, a exemplo da que aqui está posta neste registro, não é bem aceita pelo coração do homem moderno - dos nossos dias. Vivemos a época dos contatos epidêrmicos, das algazarras barulhentas; da ostentação banal, dos aglomerados heterôgeneos; da sede pela matéria; da fuga das reflexões capazes de transformar os homens em seres humanos. Este é um aspecto impensado em nossos dias, portanto, indesejado. A música de Brahms é um portal dimensional que nos conduz a possibilidades existenciais; capazes de "aquietar" o coração. Não deixe de ouvir esse excelente registro com um pouco da arte extraordinária de Johannes Brahms, um alemão fundamental. Boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - Sonatas para Clarinete & Piano Nos. 1 e 2, Op. 120, Scherzo e Lieder, Op.91

Sonata para clarinete e piano, Op. 120, No. 1
01. Allegro appassionato
02. Andante, un poco adagio
03. Allegretto grazioso
04. Vivace

Sonata em E flat major para Clarinete e Piano, Op.120, No.2
05. Allegro amabile
06. Allegro, molto appassionato
07. Andante con moto - Allegro

Sonatensatz- Scherzo
08 - Sonatensatz- Scherzo

Lieder, Op.91- No.1
09. Gestillte Sehnsucht

Lieder, Op.91- No.2
10. Geistliches Wiegenlied

Você pode comprar na Amazon

Kálman Berkes, clarinete
Jenó Jandó, piano

BAIXAR AQUI

* Se possível, deixe um comentário! Sua participação é importante!

10 comentários:

Flavio Dutra disse...

Oh!, obrigado pelo post excelente. Conheço pouco de musica clássica,algumas sinfonias de Beethoven,algumas obras mais populares de Schubert,Concerto n.1 de Tchaikovsky, em suma, obras de gosto popular.De Brahms conhecia algumas composições aleatórias mas que me agradaram desde o inicio. Desejava conhecer mais do compositor. Mais uma vez, obrigado pelo post.

Carlinus disse...

Flávio, obrigado pela sua visita e seu comentário. Certamente que é bom e necessário o desejo de conhecer e ouvir Brahms. Fique à vontade. Se desejar alguma peça, avise.

Saudações musicais!

Helio Saldanha disse...

Caro Carlinus ...
Venho por meio deste Agradecer-lhe pelo excelente blog e dizer que me surpreendo a cada vez que vejo suas postagens, você além de ter um excelente gosto musical ainda é gentil com seus bloggers
Parabéns e continue nos surpreendendo !
Abraços !
Helio Saldanha

Carlinus disse...

Caro Hélio, não ganho nada em manter tal espaço. Gosto de música erudita, pois ela me proporciona uma alegria rara. Quero transferir essa alegria a outros. É uma das coisas que me motiva a manter o blog. Às vezes, recebo algumas mensagens "desaforadas". Por exemplo, de pessoas que me mandam procurar o que fazer ao invés de ficar alimentando o espaço, postando música.

Mas o que me impulsiona, de fato, a manter o blog é justamente o reconhecimento de pessoas como você, que acessam e deixam gravada a sua impressão sobre o lugar.

Obrigado!

Fique à vontade!

Abraços musicais!

Helio Saldanha disse...

Gostaria de lhe fazer um pedido de postagem!
Eu sou clarinestista e gostaria muito se possível que você postasse o Grand Duo Concertante Op.48 de Carl Maria Von Weber ...
Agradeço !
Abraços Musicais!

Helio Saldanha disse...

Já estou me sentindo em casa !!
Rsrsrsrsrsrs
Gostaria de lhe pedir um favor !
Tem como vc postar o Grand Duo Concertante Op.48 de Carl Maria Von Weber ?
Aguardo Ancioso !
Abraços Musicais !

Carlinus disse...

Helio, vou procurar em meu material. Assim que achar, postarei sem maiores problemas.

Saudações musicais!

Anônimo disse...

Wow, ωοnderful weblog laуout!
How lengthy have you evеr been blogging for?

you makе running а blog look easу. Τhe ωhοlе glance οf уοur web ѕite is great, as smаrtlу
aѕ the cοntent mаterial!

Hеrе is my wеb sіtе - BlackChipPοkег Offer :
: ::

breve encontro disse...

Prezado Amigo
Peço-lhe que não ligue a tais mensagens "desaforadas". Não fazem sentido absolutamente nenhum: o seu trabalho é, em todos os planos, inquestionavelmente meritório.
Possuo milhares de consagrados registos em CD e vinil, em suporte físico; uma boa biblioteca com obras sobre musicologia; tenho acesso a centenas de estações de música clássica de todo o mundo, com emissão em qualidade CD.
Aparentemente, não precisaria de vir aqui, para recolher mais informações e sugestões.
Venho com total assiduidade porque me sinto entre pessoas cultas (o que é cada vez mais raro) que gostam de Música, a saboreiam e, como eu, precisam da Música e do que ela nos transmite, como precisamos de pão para a boca.
É tal partilha de saberes e de gostos musicais que me seduz e me prende a este seu cantinho da net. Cada postagem é uma alegria e não raro, uma novidade que, de outro modo, nunca saberíamos existir.
Muito obrigado, pois!
Abraço terno e respeitoso,
Admiorador,
HP

Carlinus disse...

Obrigado pelas palavras, Breve Encontro!

Um forte abraço abraço musical!