sábado, 6 de março de 2010

Franz Schubert (1797-1829) - Sinfonia no. 5 em E menor, D 485 e Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 4 em E flat - "Romântica"

Todos os sábados tenho feito uma postagem com essas obras ao vivo, que são fenomenais. Gosto muito dessas gravações. Conseguimos ouvir a respiração, os pigarros e outras reações esboçadas pelo público que está a assistir a apresentação. Na postagem de hoje, temos uma combinação inusitada, a saber, Schubert e Bruckner. O primeiro é cultor da músico absoluta, clássica, em sentido haydniano, mozartiano e beethoviano; o outro, por sua vez, é cultor dos afetamentos wagnerianos. Gosto dos dois compositores de modo bem particular. De Schubert eu sou um ouvinte atento; de Bruckner, escuto com certo "respeito desconfiado"; de Schubert e do seu trabalho sinfônico, gosto das Sinfonias números 8, 3, 5 e 9 (na ordem de classificação); com relação a Bruckner, estou baixando a guarda para o alemão religioso. Do seu trabalho, quase que todo sinfônico, eu tenho uma paixão visceral pela Sinfonia no. 4, Romântica. Acredito que seja o primeiro trabalho de peso realizado pelo compositor. Foi a partir dessa obra, que começamos a perceber uma inflexão interessante no modo como ele começou a fazer música. É seguindo justamente essa gradação que começo a gostar, também, da Sinfonia no. 6, conhecida como Filósofica. A monumental número 7, começa a se inscrever no meu mundo reticente de admiração. Tenho mudado tanto o ouvido no apreço de Bruckner, que estou estudando a possibilidade de começar uma integral com as suas 9 sinfonias. Estou a pensar em qual regente: se Karajan, Wand ou Barenboim. Tenho me inclinado mais para o último. Antes que esse dia chegue, ouçamos esta première. Boa apreciação!

Franz Schubert (1797-1829) - Sinfonia no. 5 em E menor, D 485
01. Allegro
02. Andante con moto
03. Menuetto - Trio: Allegro molto
04. Allegro vivace

Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 4 em E flat - "Romântica"
05. Allegro molto moderato - Bewegt, Nicht Zu Schell
06. Andante Quasi allegretto
07. Scherzo: Bewegt - Trio: Nicht zu schnell, keinesfalls schleppend
08. Finale: Bewegt, doch nicht zu schnell

Vienna Philharmonic Orchestra
Daniel Barenboim, regente

BAIXAR AQUI

*Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

Um comentário:

albert0 disse...

hola, un gran blog tienes, mucha variedad y joyas musicales, si no es molestia si todavía tienes este archivo podrías resubirlo.
Gracias!!!!