sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Richard Strauss - Assim Falou Zaratustra (Also Sprach Zarathustra), Jean Sibelius - Valsa Triste e Sinfonia No. 2 in D major, Op. 43

Há músicas e compositores que possuem um poder inebriador, enfeitiçador, sobre cada um de nós. Há, por sua vez, outros que não chamam a atenção. Com relação a isso, poço afirmar que já tentei ouvir dezenas de vezes a música de Rossini, Johann Strauss e um pouco de Wagner. E olhe que cheguei até a comprar CDs dos três compositores, para que ninguém diga que é uma implicação boba. Acho-os chatões de galocha. O mais suportável deles é o Rossini. Johann Strauss é enfadonho; e Wagner é um "mastodonte megalomaníaco", que entedia nos primeiros acordes. Claro, peço perdão àqueles que gostam desses compositores. Esboço aqui um ponto de vista pessoal. Para se ter uma ideia, possuía um outro compositor em minha lista de sacrílegos - Rachmaminov -, mas após ouvi-lo com mais atenção, o russo saiu do purgatório. Ainda não entrou no paraíso, mas já começa a ser cotejado pelos anjos que guardam os portões da eternidade. Mais uma vez: uma opinião pessoal. Com relação às peças que nos marcam, posso afirmar que há nesta postagem duas delas. O poema sinfônica Assim falou Zaratustra de um outro Strauss, o Richard, e a Sinfonia no. 2 de Jean Sibelius. Com relação à peça de Richard Strauss, acredito que seja uma das mais conhecidas e celebradas no século XX. É só assistir à película 2001, uma odisséia no espaço, de Kublick. Strauss compôs a peça no ano de 1896. É um dos primeiros trabalhos feitos para homenagear Nietzsche - embora este estivesse com uma paralisia geral à essa época. Mas, ele deve ter ouvido as notícias referentes a essa homenagem feito pelo compositor. A filosofia do futuro avivava-se. Com relação à outra peça da postagem - a sinfonia no. 2 de Sibelius - tenho uma relação de carinho para com ela. Começou a ser composta em 1900. É um trabalho belíssimo que exalta o seu país, a Finlândia. O trabalho enfoca a luta do povo finlândes contra a opressão russa. Ficou conhecida, alternativamente, como Sinfonia da Independência. É uma sinfonia de espiríto grandioso, de exaltação. A condução desses dois registros é executada por Mariis Jansons, um maestro letão, de extraordinário nível. A gravação é ao vivo. Uma boa pareciação!

Richard Strauss (1864-1949) - Assim Falou Zaratustra (Also Sprach Zarathustra)

01. Einleitung (Introdução), ou nascer do sol
02. Von den Hinterweltlern (Dos Antigos Homens)
03. Von der großen Sehnsucht (Da Grande Saudade)
04. Von den Freuden und Leidenschaften (Das Alegrias e Paixões)
05. Das Grablied (O Túmulo-Canção)
06. Von der Wissenschaft (Da Ciência)
07. Der Genesende (A Convalescença)
08. Das Tanzlied (A Dança-Canção)
09. Nachtwandlerlied (Canção do Sonâmbulo)

Jean Sibelius (1865-1957) - Valsa Triste
10. Valsa Triste

Sinfonia No. 2 in D major, Op. 43
11. Allegretto - Poco allegro - Tranquillo, ma poco a poco revvivando il tempo al allegro
12. Tempo andante, ma rubato - Andante sostenuto
13. Vivacissimo - Lento e suave - Largamente
14. Finale: (Allegro moderato)

Bavarian Radio Symphony Orchestra
Mariss Jansons, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

10 comentários:

rafa fln disse...

Ja estou baixando aqui o arquivo. De R.Strauss ja tive o prazer de ouvir varias vezes e ainda ouço "Vida de Heroi" é maravilhoso e agradeceria se isso fosse postado aqui para q outros usuarios tb ouvissem. Aproveitando queria parabenizar os posts das sinfonias de Mahler, gravaçoes perfeitas e de altissima qualidade.

Carlinus disse...

Rafa, tenho um ciclo de postagens com obras de Richard Strauss, mas dada à demanda não sei quando vai sair. Vou tentar antecipar esporadicamente alguma coisa.

Obrigado pelo comentário!

Saudações musicais!

Rodrigo disse...

Não sei o q está acontecendo com os outros usuários, mas baixei por duas vezes, e em ambas a "Sinfonia N 2 do está corrompida''.

Grato,

Rodrigo José.

Carlinus disse...

Pô, Rodrigo, também não sei o que está acontecendo! Vou dá um conferida!

Rodrigo disse...

É uma pena, mas as ''corrupções'' ocorrem 100% das vezes no mediafire. Acho que seus servidores não suportam muito bem transferências bem longas. Creio que ele tenha sido projetado para pequenos arquivos.

Carlinus disse...

Re-enviei o arquivo. Penso que não seja o mediafire. Já verifiquei que a maioria das vezes o problema é com o winrar. Geralmente, quando o nome do arquivo é grande, na hora de descompactar apresenta algum tipo de erro. Mas, vou acatar a sua indicação para colocar arquivos maiores em outros servidores.

Saudações musicais!

Sérgio Neiva disse...

Carlinus! Este Arquivo foi deletado ou está inválido.

Sérgio Neiva disse...

Carlinus! Este Arquivo foi deletado ou está inválido.

Unknown disse...

Arquivo deletado ou inválido :/

Leal disse...

Parece que o arquivo não está mais disponível.