quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ludwig van Beethoven - Sonata No.28 A-dur, Op.101, Sonata No.30 E-dur, Op.109, Sonata No.31 As-dur, Op.110 e Sonata No.32 c-moll, Op.111 - final

Apresentamos, finalmente, o último CD da integral com as 32 sonatas para piano de Ludwig van Beethoven. Wilhelm Kempff nos conduziu por esse mundo de fantasia e grandiosidade artística. Trata-se de um empreendimento majestoso. Recebi, percebo, críticas em tons sinuosos por causa do pianista. Uma escusa: sei que essa gravação com o Kempff não é uma das melhores. Não sei ao certo se existe uma gravação que possamos afirmar que as 32 sonatas saíram impecáveis. Se fosse para falarmos em virtuosismo interpretativo, teríamos que escolher vários pianistas para fazermos uma seleção bem feita. Por exemplo, gosto bastante da Apassionata com o Gilels. Por sua vez, Gulda dá uma demonstração de grande habilidade na Sonata ao Luar. Ou seja, não devemos falar em interpretação, mas em interpretações. Andei a pensar se seria válido reiniciar um outro ciclo com as sonatas de Beethoven, trazendo dessa vez Gulda, Brendel, Gilels ou Jandó. Ouvir o trabalho que eles fizeram e muito gostei. Mas é apenas uma possibilidade que estou estudando. Por enquanto fica como está. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata No.28 A-dur, Op.101, Sonata No.30 E-dur, Op.109, Sonata No.31 As-dur, Op.110 e Sonata No.32 c-moll, Op.111

Sonata No.28 A-dur, Op.101
01. Etwas lebhaft und mit der innigsten Empfindung. Allegretto ma non troppo
02. Lebhaft, marschmäßig. Vivace alla marcia
03. Langsam und sehnsuchtsvoll. Adagio, ma non troppo, con affetto
04. Geschwinde, doch nicht zu sehr und mit Entschlossenheit. Allegro

Sonata No.30 E-dur, Op.109
05. Vivace, ma non troppo
06. Prestissimo
07. Gesangvoll, mit innigster Empfindung (Andante molto cantabile ed espressivo)

Sonata No.31 As-dur, Op.110
08. Moderato cantabile molto espressivo
09. Allegro molto
10. Adagio, ma non troppo - Fuga. Allegro, ma non troppo

Sonata No.32 c-moll, Op.111
11. Maestoso - Allegro con brio ed appassionato
12. Arietta. Adagio molto semplice e cantabile

Wilhelm Kempff, piano

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

4 comentários:

Evandro disse...

Maravilha esse ciclo completo!
Dizer que fulano ou sicrano tem a interpretação definitiva das sonatas de Beethoven seria afirmar que são obras superficiais, com uma só leitura possível.

Como penso o contrário, achei ótimo ouvir o Kempff, mais suave do que o comum na Apassionata, por exemplo,mas com um toque belíssimo no piano nos dois primeiros movimentos dessa sonata (só no último que achei o som do piano meio abafado, pode ser a gravação antiga).

Nessas últimas sonatas, nada vai me agradar mais do que o Pollini, mas apesar disso também gosto da op. 111 com o Pogorelich, com o Arrau, e agora quero ouvir com o Kempff para comparar.
Abraços.

Rodrigo disse...

Meus sinceros agradecimentos por esta integral das sonatas para piano deste feérico compositor.

Abraço

Anônimo disse...

Wonderfull!!!!!!

gmjgmjgmj disse...

Hello! Could you please post a new link?