terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 1 em Ré major - "Titã" - RE-UPLOAD

Sei que já há uma gravação da Sinfonia No. 1, "Titã", de Mahler aqui no blogger. Não faz mal surgir outra. A "Titã" é sempre necessária. E quanto mais versões, melhor. A primeira vez ela surgiu com Kubelik. Mas após ouvir a versão com Maazel e a Filarmônica de Viena, senti que deveria postá-la. A "Titã" de Mahler é o próprio Mahler. Um dos visitantes aqui do blogger me sugeriu um livro sobre esta extraordinária sinfonia. Chama-se Sinfonia Titã - Semântica e Retórica. Um trabalho de mestrado baseado nesta peça viva, repleta de implicações filósoficas. Adquiri-o recentemente e não vejo a hora de lê-lo. Andei dando uma olhadela na obra e fiquei com água na boca. O autor decompõe o discurso musical mahleriano em quatro dimensões - formal, retórico, psicológico e filósofico -, revela-nos um universo metalingüístico repleto de ironia, cinismo, bufonaria e citações, não apenas musicais, mas também literárias, pictóricas e filöficas (da contra-capa do livro). Trata-se de um trabalho minuncioso e competente. Enquanto não leio ao livro, ouço Mahler e essa é uma das mais fantásticas experiências. Pois, trata-se de um mergulho no interior da alma e do existir humano. Um boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 1 em Ré major - "Titã"

Movement I
01. Langsam. Schleppend [3:48]
02. Immer Sehr Gemachlich [12:48]

Movement II
03. Kraftig Bewegt, Doch Nicht Zu Schnell [4:17]
04. Trio Recht Gemachlich [3:13]
05. Tempo Primo [1:26]

Movement III
06. Feierlich Und Gemessen, Ohne Zu Schleppen [5:42]
07. Sehr Einfach Und Schlicht Wie Eine Volksweise [2:19]
08. Wieder Etwas Bewegter, Wie Im Anfang [3:39]

Movement IV
09. Sturmisch Bewegt [20:35]

Wiener Philharmoniker
Lorin Maazel, regente

BAIXAR AQUI (Mega)

BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário!

Um comentário:

Rodrigo disse...

Tanto quanto as composições, os compositores e os interpretes, aprecio MUITO a atenção que os visitantes recebem neste blog.

Muito obrigado por repor a obra! Em breve estarei me deliciando com ela graças a sua dedicação!

PS: Pelo visto existem 2 ''Rodrigos'' comentando no seu blog. Só a título de discernimento, vou assinar com meu sobrenome também!

Rodrigo Fonseca!

Grato novamente, e abraços em Ré Maior para todos!