quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Obras completas para violão

Villa gostava, por meio de sua espontaneidade, de criar cenas ilárias. Era dono de frases soltas, impensadas, detentoras de sentidos absurdademente risíveis. Geralmente, inquietava os refinados e fazia rir os de alma livre. Há uma cena engraçada no filme Villa-Lobos - uma vida de paixão, do diretor Zelito Viana. Já deixei aqui no blogger os meus sentimentos sobre o filme - talvez eu tenha que assisti-lo mais uma vez. Mas sigamos: Villa está em Paris. É o anfitrião em um jantar. Arthur Rubinstein o apresenta para a cena parisiense. Os franceses estão em busca de novidades. É o espírito da época. As vanguardas estão vivas - o impressionismo, o cubismo, o dadaísmo, o futurismo. A Europa fervilha. Debussy e Ravel dominam em toda parte. Nisso, Villa quis apresentar o Brasil à França. Convida os seus colegas franceses para uma celebração. São indíviduos cultos, intelectuais ilustres, emancipados. É um jantar especial. O compositor mandou preparar uma feijoada. Villa diz para os presentes: "Senhoras e senhores, apresento-lhes um retrato de minha terra, a feijoada". Os franceses requintados, ao olharem o conteúdo da panela, assustam-se. Era um caldo preto cheio de língua, pé e orelha de porco. Uma visão agressiva. Aquilo borbulhava. Os convidados torceram o nariz. Até que um mais ousado proferiu: "Isso é merda... parece merda!". Aquela verbalização irritou o Villa, que retrucou com energia, já partindo para cima do francês: "Merda é você, seu veado". Acabou ali o jantar. O requinte francês se esvaiu. Esse espontaneísmo era típico do Villa. Outro fato é quando perguntam para ele: "O senhor foi um menino prodígio?" E ele responde com objetividade: "Não! Eu sou um velho prodígio". Ou ainda: "O senhor atualmente está compondo alguma coisa?" Eles responde assim: "Atualmente eu só decomponho!" Formidável. O segundo CD que escolhi é esse com a obra completa para violão. Villa dominava como ninguém esse instrumento e compôs peças de uma beleza ímpar. Não deixe de ouvir esse registro imperdível com o grande Villa, dono de uma personalidade que primava pelo o objetivo e pelo espontâneo. Boa apreciação!

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Obras completas para violão

Suíte Popular Brasileira
1. Mazurka-Choro
2. Schottish-Choro
3. Valsa-Choro
4. Gavota-Choro
5. Chorinho

Choros No. 1
6. Choros No. 1

Cinco Prelúdios
7. No. 1 In E Minor
8. No. 2 In E Major
9. No. 3 In A Minor
10. No. 4 In E Minor
11. No. 5 In D Major

Doze Estudos
12. No. 1: Anime
13. No. 2: Tres Anime
14. No. 3: Un Peu Anime
15. No. 4: Un Peu Modere
16. No. 5: Andantino
17. No. 6: Un Peu Anime
18. No. 7: Tres Anime - Modere
19. No. 8: Modere
20. No. 9: Un Peu Anime
21. No. 10: Anime - Lent - Modere - Anime - Tres Anime
22. No. 11: Lent - Anime
23. No. 12: Un Peu Anime

Fabio Zanon, violão

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário!

8 comentários:

Anônimo disse...

esse post nao ta linkado

Carlinus disse...

Estou tendo problemas para enviar o arquivo.

Sorry!

Anônimo disse...

Poxa... não está funcionando :´(
Que pena!
Mas de qualquer forma obrigado pelos demais arquivos!
Ótimo blog! Parabéns!

Anônimo disse...

Olá, Carlinus. Primeiro, parabéns pelo blog. Seu trabalho aqui é único. Ficamos muito agradecidos pela sua prestatividade. Gostaria que, por favor, caso fosse possível, você reupasse os arquivos do Villa-Lobos. Dei uma pesquisada aqui e todos eles, de todos os posts dele que conferi, estão fora do ar...
Não existe nenhum outro site ou blog que tenha um acervo tão grande e organizado. Por isso, ficaríamos muito felizes se você pudesse nos fazer mais esse favor.

Saúde e harmonia!
Abraço.

Shimarusan disse...

Baixei e me deslumbrei com a qualidade do trabalho. Villa-Lobos e Zanon estão de parabéns!

Anônimo disse...

GRACIAS! Grazie il tuo sito è veramente ben fatto e ricco di proposte. Grazie per la tua dedizione!

Yapura disse...

excelente! tendras algo de agutín barrios??

ParaJogarFora disse...

Esse post está sem a marcação Villa-Lobos.