segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Franz Schubert (1797-1828) - Quarteto de Cordas No. 14 em D menor, D. 810 (A morte e a donzela) e Quarteto de Cordas em A menor, D. 804 (Rosamunde)

Desde sábado tenho ouvido com certa recorrência os dois quartetos de cordas deste CD - o número 14 e o número 13, D 810 e 804, respectivamente. Acredito sinceramente que sejam dois dos mais excelentes quartetos que já foram escritos na história da música. Do mesmo Schubert, acredito que se deva inserir nessa mesma classificação o quinteto A Truta. A morte e a donzela, como é conhecido o quarteto em ré menor, é de uma bela áspera e nostálgica. É repleto pelo espírito beethoviano. No último sábado, ao ouvir a música desse registro, acalmei-me, fiquei cheio de uma sensação repleta de um misto de paz e silêncio. O outro quarteto é o Rosamunde, que Schubert tentou transformar em ópera, uma tentativa infausta. Schubert de fato não nasceu para a ópera. Talvez se não tivesse movido de forma tão precoce, tivesse tempo para compor uma ópera, como fizeram Beethoven ou Mozart. A questão é que se trata de um CD imperdível. Acredito com toda sinceridade, que você que visita o blogger deve baixar esse post e ouvi-lo agora, imediatamente (risos). Boa apreciação!

Franz Schubert (1797-1828) - Quarteto de Cordas No. 14 em D menor, D. 810 (A morte e a donzela) e Quarteto de Cordas em A menor, D. 804 (Rosamunde)

Quarteto de Cordas No. 14 em D menor, D. 810 (A morte e a donzela)
1. Allegro [11:30]
2. Andante con moto [14:24]
3. Scherzo (Allegro molto) & Trio [3:37]
4. Presto [8:57]

Quarteto de Cordas em A menor, D. 804 (Rosamunde)
5. Allegro ma non troppo [12:21]
6. Andante [6:37]
7. Menuetto (Allegretto) & Trio [7:28]
8. Allegro moderato [7:06]

Alban Berg Quartett
Günter Pichler, primeiro violino
Gerhard Schulz, segundo violino
Thomas Kakuska, viola
Valentin Erben, violoncello

BAIXAR AQUI

Have Joy!

* Se possível, deixe um comentário!

2 comentários:

Anônimo disse...

This is incredible. Do you have any of the other live recordings the Alban Berg Quartett did of Haydn's Quartets? Or what about that EMI's Great Recordings of the Century release of the ABQ playing Beethoven's Late Quartets? I cannot find that anywhere. All live. That would really make my year.

Unknown disse...

Excelente! Obrigado por postar esta obra magnífica!