sábado, 10 de outubro de 2009

Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 3 in D minor (Version - Fassung: 1877)

A Sinfonia n.º 3 em ré menor é uma sinfonia elaborada por Anton Bruckner, tendo sido dedicada a Richard Wagner e por isso às vezes denominada "Sinfonia Wagner". Foi escrita em 1873, revista em 1877 e novamente em 1891. Em 1873, Bruckner enviou a sua Sinfonia n.º 2 e a Sinfonia n.º 3 para Wagner, dizendo-lhe para escolher aquela que preferia. Não se sabe ao certo qual foi a reação de Wagner. A ingenuidade de Bruckner era crassa. Afirma Carpeaux que apesar de ser wagneriano, "Bruckner não entendia realmente a arte de Wagner, cujas preocupações filósoficas e eróticas lhe eram alheias. Só tomou emprestadas as artes da orquestração, empregando-as com suntuosidade barroca". A premiere desta sinfonia (número 3) foi dada em Viena, em 1877, com Bruckner a conduzir a orquestra. O concerto não correu bem. Bruckner não era muito competente na direcção de orquestras e o público, não muito empático, à partida, com o seu trabalho, foi abandonando a sala enquanto a música era tocada. Depois disto, Bruckner efetuou várias revisões ao trabalho, deixando de fora partes significativas. A original, de 1873, foi publicada em 1977. É uma boa sinfonia. Alguns afirmam que as sinfonias do compositor iniciam a partir da número 4, "Romântica". Nenhuma das suas sinfonias são trabalhos pífios, mas cansam pelos excessos. Brahms classificou muito bem o trabalho sinfônico de Bruckner, quando disse que as suas sinfonias são "serpentes gigantescas". E, de fato, são serpentes que nos apertam, que nos esmagam, que nos comprime, preme. Ficamos a paerguntar: "para quê tantos excessos?" Todavia, como hoje me encontro com a religiosidade excelsa dos mosteiros medievais, nada melhor do que ouvir Anton Bruckner, uma alma estranha, tímida e religiosa. Boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 3 in D minor (Version - Fassung: 1877)

01. Mehr bewegt, misterioso [21:21]
02. Andante. Bewegt, feierlich, quasi Adagio [16:58]
03. Scherzo. Ziemlich schnell [7:30]
04. Finale. Allegro [15:40]

Wiener Philharmoniker
Bernard Haitink, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

3 comentários:

Anônimo disse...

Please, can you reupload thias rare recording? Thank you! Kind regards, Rigoletto

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Tenho esta gravação que dispensa elogios. Para mim esta terceira sinfonia já é um espanto. Bruckner vai nos cozinhando em banho-maria e de repente estamos completamente enfeitiçados por sua poderosa e sublime música.Grato.Dirceu.

Unknown disse...

Na minha opinião, esta é a melhor gravação da terceira de Bruckner. Sei que você prefere a quarta, Carlinus, e nos seus comentários você sempre diz que Bruckner "deslanchou" a partir da quarta; mas para mim a terceira é especial. Abraços!