A Paixão Segundo São João é uma das minhas obras religiosas preferidas. Sei que existe a monumentalidade da São Mateus, mas a obra baseada no evangelista João é delicada à sua maneira e isso me fascina. Estima-se que o compositor tenha escrito paixões para os quatro evangelhos, mas somente a São Mateus e a São João chegaram íntegras até nós. Infelizmente. A São João foi escrita em 1724, período em que o compositor encontrava-se no seu primeiro ano, em Leipzig, à frente da Igreja de São Tomás. Ela foi escrita para ser executada na Semana Santa, como parte do serviço litúrgico da Igreja Luterana.
A obra baseia-se nos capítulos 18 e 19 do evangelho místico de João. Ou seja, descreve os eventos dramáticos que envolvem a prisão, julgamento e crucificação de Jesus. A Paixão Segundo São João combina elementos do drama operístico barroco com a profundidade espiritual do culto luterano. Bach segue à risca os aspectos teológicos que eram premissas essenciais da Reforma e do luteranismo: Jesus como o salvador, evidenciando a sua natureza divina e a ideia do sacrifício voluntário para salvação da humanidade; a justificação pela fé, ou seja, a confiança que apaga a ideia de mérito próprio para alcançar a salvação; a esperança na ressurreição de Cristo, pois ele é oferecido como sacrifício pascal a fim de conduzir os homens para uma nova perspectiva.
Ou seja, a Paixão Segundo São João é profundamente delicada e mais frugal do que a Paixão Segundo São Mateus. Ela procura combinar aspectos musicais e teológicos, realçando suas características essenciais como uma obra-prima incontestável, indispensável. A obra declara, realça ainda mais a fé pessoal do compositor, alguém que sempre revestiu a sua obra como uma afirmação daquilo em que ele acreditava.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Johann Sebastian Bach (1685-1750) -
DISCO 01
01. Nr. 1. Coro: “Herr, unser Herrscher”
02. Nr. 2. Recitativo (Evangelist, Jesus) mit Coro: “Jesus ging mit seinen Jüngern”
03. Nr. 3. Choral: “O große Lieb”
04. Nr. 4. Recitativo (Evangelist, Jesus): “Auf daß das Wort erfüllet würde”
05. Nr. 5. Choral: “Dein Will gescheh, Herr Gott, zugleich”
06. Nr. 6. Recitativo (Evangelist): “Die Schar aber und der Oberhauptmann”
07. Nr. 7. Aria (Alto): “Von den Stricken meiner Sünden”
08. Nr. 8. Recitativo (Evangelist): “Simon Petrus aber folgete Jesum nach”
09. Nr. 9. Aria (Soprano): “Ich folge dir gleichfalls”
10. Nr. 10. Recitativo (Evangelist, Ancilla [Magd], Petrus, Jesus, Servus [Diener]): “Derselbige Jünger war dem Hohenpriester bekannt”
11. Nr. 11. Choral: “Wer hat dich so geschlagen”
12. Nr. 12. Recitativo (Evangelist, Petrus, Servus) mit Coro: “Und Hannas sandte ihn gebunden”
13. Nr. 13. Aria (Tenore): “Ach, mein Sinn”
14. Nr. 14. Choral: “Petrus, der nicht denkt zurück”
DISCO 02
01. Nr. 15. Choral: “Christus, der uns selig macht”
02. Nr. 16. Recitativo (Evangelist, Pilatus, Jesus) mit Coro: “Da führeten sie Jesum”
03. Nr. 17. Choral: “Ach, großer König, groß zu allen Zeiten”
04. Nr. 18. Recitativo (Evangelist, Pilatus, Jesus) mit Coro: “Da sprach Pilatus zu ihm”
05. Nr. 19. Arioso (Basso): “Betrachte, meine Seel”
06. Nr. 20. Aria (Tenore): “Erwäge, wie sein blutgefärbter Rücken”
07. Nr. 21. Recitativo (Evangelist, Pilatus, Jesus) mit Coro: “Und die Kriegsknechte flochten eine Krone von Dornen”
08. Nr. 22. Choral: “Durch dein Gefängnis, Gottes Sohn”
09. Nr. 23. Recitativo (Evangelist, Pilatus) mit Coro: “Die Juden aber schrien und sprachen”
10. Nr. 24. Aria (Basso) mit Coro: “Eilt, ihr angefochtnen Seelen”
11. Nr. 25. Recitativo (Evangelist, Pilatus) mit Coro: “Allda kreuzigten sie ihn”
12. Nr. 26. Choral: “In meines Herzens Grunde”
13. Nr. 27. Recitativo (Evangelist, Jesus) mit Coro: “Die Kriegsknechte aber”
14. Nr. 28. Choral: “Er nahm alles wohl in acht”
15. Nr. 29. Recitativo (Evangelist, Jesus): “Und von Stund an nahm sie”
16. Nr. 30. Aria (Alto): “Es ist vollbracht”
17. Nr. 31. Recitativo (Evangelist): “Und neigte das Haupt und verschied”
18. Nr. 32. Aria (Basso) mit Coro: “Mein teurer Heiland”
19. Nr. 33. Recitativo (Evangelist): “Und siehe da, der Vorhang im Tempel zerriß”
20. Nr. 34. Arioso (Tenore): “Mein Herz, in dem die ganze Welt”
21. Nr. 35. Aria (Soprano): “Zerfließe, mein Herze”
22. Nr. 36. Recitativo (Evangelist): “Die Juden aber, dieweil es der Rüsttag war”
23. Nr. 37. Choral: “O hilf, Christe, Gottes Sohn”
24. Nr. 38. Recitativo (Evangelist): “Darnach bat Pilatum Joseph von Arimathia”
25. Nr. 39. Coro: “Ruht wohl, ihr heiligen Gebeine”
26. Nr. 40. Choral: “Ach Herr, laß dein lieb Engelein”
Arnold Schoenberg Chor
Concentus Musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt, regente
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