Primeira postagem do ano. Neste ano que se inicia, caminharemos para quinze anos de existência do blog. Muitos ideias e tergiversações já se acumularam ao longo desse tempo. Já pensei em encerrar o blog algumas vezes. Todavia, é um desejo que acaba se dissipando. Vez ou outra, como as nuvens de inverno, a vontade se mostra no horizonte. Uma outra questão que se apresenta é por que continuar com um espaço como este se existem plataformas de streaming com possibilidades ilimitadas. Ou seja, quem quiser ouvir Beethoven, Chopin, Glazunov, Elgar ou Bach é só ir às plataformas e tudo estará lá. Existem motivos para continuar e um deles é a disciplina a que me proponho em todas as ocasiões que desejo ouvir um disco; e se existe uma coisa que faço todos os dias é ouvir música clássica. Escuto, em média, três ou quatro discos por dia. Mesmo com os muitos afazeres, não negligencio. E assim seguiremos. Em 2024, prometo retomar os comentários aos discos. Abandonei há algum tempo em decorrência das muitas atividades. Todavia, é uma questão de organização diária e planejamento. Talvez, a quantidade de discos postados diminua, mas seguiremos com o propósito. Como não poderia deixar de ser, iniciaremos com duas sinfonias de Beethoven. A primeira composta por Beethoven sob a forte influência de Haydn; e, a segunda ("A Pastoral"), composta oito anos mais tarde, já trazendo um densamente romântico. Que seja um 2024 musical para todos! Um boa apreciação!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) -
Symphony No. 1 in C major, Op. 21
01. Adagio molto - Allegro con brio
02. Andante cantabile con moto
03. Menuetto, Allegro molto e vivace
04. Finale, Adagio - Allegro molto e vivace
Symphony No. 6 in F major ("Pastoral"), Op. 68
05. Allegro ma non troppo
06. Andante molto moto
07. Allegro
08. Allegro
09. Allegretto
Marlboro Festival Orchestra
Pablo Casals, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!
6 comentários:
Sua disciplina é nosso ganho, Carlinus! Que venha 2024, com "O Ser da Música" estaremos bem acompanhados!
Obrigado, Frazec.
Excelente 2024 - com muita saúde e muita beleza para apreciar!
Muito obrigado por manter esse blog! Um ótimo 2024!
Thank you
I guess there are many of us who come here and get good music but rarely if ever express our gratitude...what is a shame.
Anyway happy new year and thanks for your blog to exist.
Um grande 2024 para si. Tem noção da alegria e do prazer que nos proporciona com este blogue? Relativamente ao disco: a Pastoral, do Beethoven, é uma das minhas músicas preferidas. Tenho muitas gravações mas nunca consegui esta do versão do Pablo Casals, que, li nalguns fóruns, é a preferida de uns quantos ouvintes. A minha Nº 1 é a do Bruno Walter, para não ser diferente da maioria :) Vou, finalmente, ouvir a do Casals. Só por isto, Carlinus, 2024 já valeu a pena. Abraço de Lisboa, e tudo de bom para aí.
Feliz 2024! Avante!
Postar um comentário