quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77 e Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129

A obra de Shostakovich é eivada de um sentimento de profundas emoções - ora burlescas, ora melancólicas, ora sombrias, ora irônicas. Era a forma de Shostakovich "verbalizar" por meio da música o que acontecia em seu país. A história do Concerto para violino e orquestra é carregada de dramas. Shosta o escreveu no final da década de 40 do século XX. Ele sabia que a obra seria censurada. As produções artísticas, conforme a Doutrina Zhdanov que não fossem enquadradas na formatação estética do Comitê Central do Partido Comunista, deveriam ser censuradas. A obra só estreou em 1955, ou seja, após a morte de Stálin. A Doutrina vigorou até o ano da morte de Stálin em 1953. A obra é aquilo que poderíamos chamar de uma "paulada". Começa com um "Noturno" sombrio, elegíaco, que traduz a forma como o compositor enxergava a atmosfera espessa que dominava a União Soviética. Ouvir essa obra nos fornece uma pintura da tensão que permeava a existência dos indivíduos naquele período. Shosta era um homem de alma e inteligência sensíveis, que transformava o que sentia em algo denso. O segundo movimento é carregado de tensão e irregularidades, o que nos coloca diante de um crescendo. O terceiro movimento é uma "Passacaglia" que nos posiciona diante de um cenário cinzento e de reflexão atroz, o que remete a um cenário de profunda tristeza. O final da obra nos coloca diante de um "Burlesque" que explicita a farsa, o ridículo. Essa era a forma de Shostakovich medir e sentir as atividades vulcânicas do seu país. O Segundo Concerto para violino foi escrito em 1967 em homenagem ao amigo David Oistrakh. Não deixe de ouvir esse excelente disco. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77: I. Nocturne. Moderato
02. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77: II. Scherzo. Allegro
03. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77: III. Passacaglia. Andante
04. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77: IV. Burlesque. Allegro con brio
05. Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129: I. Moderato
06. Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129: II. Adagio
07. Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129: III. Adagio-Allegro

Russian National Orchestra
Valentin Uryupin, regente
Ivan Pochekin, violino

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

 

Um comentário:

João Veras disse...

Boa tarde, meu caro! Não sei o que me emociona mais: se são as músicas ou seus geniais comentários sobre as obras aqui postadas. Parabéns pelo seu trabalho neste blog, bem como no O Ser Carlino. Feliz ano novo!